15/10/2003 - 7:00
Há poucos dias uma banda americana de rock desembarcou no Brasil. Sem alarde e com muita discrição, os integrantes do grupo fizeram uma apresentação no Shopping Villa Lobos, em São Paulo. Levaram o público, em sua maioria crianças de até 12 anos de idade, ao delírio. Para quem não os conhece, vamos às apresentações: Rick é o guitarrista. Cindy é a vocalista. O pequeno Johnny arrasa na bateria e o cachorro Ozzy comanda os teclados. Eles formam o GlitzMania. Trata-se de um grupo que não existe, ao menos fisicamente, mas está fazendo a cabeça da garotada. São personagens desenhados especialmente para um salão de beleza infantil que leva o nome do quarteto. ?Criamos uma viagem pelo imaginário das crianças?, diz Adriana Schneider, sócia do negócio com a irmã Mônica.
O conceito do novo salão é inédito no Brasil. O corte de cabelo, por R$ 35, é apenas um detalhe. O espaço foi desenvolvido como se fosse a casa da banda de rock. Na vitrine, vê-se o quarto, o jardim e o carro, nos moldes da personagem Penélope Charmosa. No local há um miniparque de diversões. Os bebês, por exemplo, podem cortar o cabelo e fazer as unhas sentados em uma cadeira que se parece com uma nave espacial. Assistem, ao mesmo tempo, filmes da Disney, como o do urso Pooh. Os mais velhos, principalmente os garotos, cuidam do visual enquanto jogam videogame. São quatro PlayStation, da Sony, com dezenas de jogos. Podem também cantar no videokê. E mais: uma sala de estética oferece depilação para as pré-adolescentes. Há ainda uma loja com bijuterias e fantasias, além de um pequeno estúdio de TV. Um profissional filma as crianças na cadeira do cabeleireiro e transmite a imagem para as televisões da vitrine simultaneamente. ?Pretendemos fazer um clipe para elas levarem a fita para casa?, diz Adriana.
Na criação do cabeleireiro, as proprietárias fizeram questão de preparar os profissionais com esmero. Querem demonstrar que a iniciativa não é apenas comercial. Houve um treinamento de três meses com os 20 funcionários. Todos freqüentaram creches e escolas para aprimorar o contato com os pequenos, passaram por exercícios psicológicos, aprenderam noções de marketing e tiveram aulas técnicas. O resultado é um serviço que ultrapassa os limites do mero corte de cabelo. Os meninos fazem penteados com tintas coloridas que saem no dia seguinte. As meninas recebem maquiagens temáticas como a de personagens de histórias infantis. Essa mescla de salão de beleza com parque de diversão já originou outro negócio: as festas de aniversário. O pacote inclui bolo, sanduíches e refrigerante com direito a equipe de recreação. A aceitação tem sido tão positiva que, em 2004, a marca expandirá sua atuação por meio de franquias. ?Já temos mais de 20 pedidos?, diz a empresária.
Atrair crianças aos salões com brincadeiras é uma tendência em outros lugares do mundo, especialmente nos EUA. O GlitzMania é inspirado na American Girls Place, uma loja de bonecas que inaugurará um espaço de 4 mil m2 em Manhattan. É o segundo ponto da grife. Desde 1998, ela tem uma loja, em Chicago, por onde passam 1,3 milhão de pessoas por ano. No local, existe um teatro, salão de chá e um cabeleireiro no qual as bonecas podem mudar o penteado por US$ 10. Trata-se de um mundo lúdico que atrai cada vez mais os pimpolhos. Mas como não se vive de fantasia, os especialistas em educação dizem que é fundamental mostrar-lhes a realidade. ?Não é mal nenhum freqüentar um lugar como esse?, diz Renata Aleotti, professora de psicologia da PUC-SP. ?Os pais só não podem passar para os filhos que somente ambientes espetaculares são bons.?