A Global Eggs, do brasileiro Ricardo Faria, popularmente conhecido como “Rei do Ovo“, confirmou nesta terça-feira, 2, a compra da Avícola Tratante, na Espanha, que tem 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos. A aquisição foi realizada por meio do Hevo Group, braço da Global Eggs no país.

+‘Rei do ovo’, Ricardo Faria aponta travas que têm deixado Brasil ‘para trás’

Ao longo dos últimos meses, a empresa incorporou três produtores na Espanha: Granja Legaria, El Granjero e agora a Avícola Tratante. A Global Eggs não divulgou os valores da transação.

No início do ano, Faria acertou a compra da produtora de ovos norte-americana Hillandale Farms, por US$ 1,1 bilhão.

A Global Eggs afirmou em nota que a compra da Tratante é “estratégica” para a empresa.  Após a operação, a holding passa a operar centros nas regiões de Guadalajara, Cuenca, Tarragona, Navarra, Bizkaia e Pontevedra, o que a coloca entre os principais produtores avícolas da Espanha.

De acordo com o jornal local La Voz de Galicia, a Avícola Tratante encerrou o último o ano de 2024 com faturamento de 25 milhões de euros – crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior – e lucro de quase 5,5 milhões de euros.

Fundada em 1969 por Don José Vázquez e instalada na localidade de Sixto (Dozón, Pontevedra), a Avícola Tratante se consolidou como uma das empresas mais relevantes do setor avícola galego.

A Global Eggs passa por fase de expansão com aquisições na Espanha, nos Estados Unidos e no Brasil, incorporando marcas regionais tradicionais.

Com sede em Luxemburgo, a empresa de Faria é a segunda maior produtora de ovos do mundo. A Global Eggs controla líderes de mercado como a Granja Faria (Brasil), Hevo Group (Espanha) e Hillandale Farms (EUA).

 

“A Global Eggs segue monitorando a dinâmica do mercado espanhol, um dos mais relevantes da Europa em consumo e produção de ovos, e avalia oportunidades de cooperação e desenvolvimento alinhadas às melhores práticas internacionais”, disse a empresa em nota.

 

*Estagiário sob supervisão