A TV Globo cancelou novas produções para a programação do fim de tarde. A nova novela de Gilberto Braga para a faixa das 18h, “Feira das Vaidades”, que iria substituir “Nos Tempos do Imperador”, não será mais produzida. O mesmo vale para “Malhação: Transformação”, adiada desde o início da pandemia e engavetada de vez.

Segundo o jornal O Globo, a novela de Gilberto Braga com direção de Dennis Carvalho teria 80 capítulos escritos e a equipe estava montando o elenco. No caso de Malhação, os 100 capítulos da temporada estavam escritos e as gravações teriam início em março, mas a pandemia da covid-19 adiou os planos da emissora.

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Com uma onda de reprises e somente uma produção inédita no ar, a Globo vai sofrendo para retomar o ritmo de gravações na divisão de dramaturgia, um dos principais responsáveis por alavancar a receita da emissora.

Isso sem contar o dinheiro que é perdido com a falta de material novo na programação: segundo a lista mais atualizada de preços dos anúncios na Globo, entre 18h e 19h10, quando estão no ar Malhação e a novela das 18h, os anunciantes precisam desembolsar R$ 251 mil e R$ 394 mil por uma inserção de 30 segundos na janela de propagandas. Para peças publicitárias de 15 segundos, o custo é de R$ 188 mil e R$ 295 mil durante Malhação e a chamada novela I, respectivamente.

Em março, a Globo divulgou resultados financeiros referentes à operação de 2020 com TV aberta, Globosat, Globoplay, Som Livre, site Globo.com e G2C. No período, o grupo de mídia registrou uma receita líquida de R$ 12,523 bilhões, 11% a menos do que a apresentada em 2019, quando o faturamento havia alcançado R$ 14,1 bilhões.

Investimentos publicitários, que constituem o “core” da receita (algo em torno de 60%), caíram 17% em 2020. Ao todo, a emissora arrecadou R$ 7,5 bilhões com publicidade e seguiu em ritmo de queda, já que em 2019 a Globo havia registrado queda de 8%em publicidade  na comparação com o ano anterior.