Por Ernest Scheyder

(Reuters) – A General Motors anunciará nesta terça-feira um investimento na startup de tecnologia de lítio EnergyX, no mais recente acordo da gigante automotiva para garantir fornecimento de longo prazo do metal utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos.

O esforço global das montadoras para eletrificar suas frotas tem provocado uma corrida por suprimentos estáveis de lítio, cobre, níquel e outros minerais cruciais. A demanda deve superar a oferta até o final da década, alimentando o interesse em novos métodos de produção.

A empresa privada EnergyX é uma das várias que estão desenvolvendo tecnologias de extração direta de lítio (DLE) até agora ainda não testadas, que podem ajudar a GM a filtrar o metal para seus pacotes de baterias Ultium de alguns tipos de salmoura que têm sido amplamente ignorados pela indústria de mineração em favor de lagoas de evaporação e minas a céu aberto.

Os depósitos de salmoura são essencialmente águas saturadas de sal encontradas em todo o mundo. Muitos têm grande quantidade de lítio, cálcio e outros minerais, e as tecnologias DLE visam separar o lítio e deixar o restante.

Como parte do investimento, os cientistas da GM trabalharão para ajudar a EnergyX a comercializar a tecnologia DLE, tentando ter sucesso onde ela, as rivais Rio Tinto, Lilac Solutions, apoiada pela BMW, e outras falharam até agora.

A montadora planeja liderar uma rodada de captação na Série B no valor de 50 milhões de dólares para a EnergyX e ajudar a financiar as futuras expansões da companhia na América do Norte e do Sul.

A GM, que se recusou a dizer quanto da rodada na Série B está financiando, terá o direito de preferência na compra de lítio oriundo de qualquer projeto que a EnergyX desenvolva.

(Reportagem de Ernest Scheyder)

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