05/10/2022 - 17:14
SÃO PAULO (Reuters) – A General Motors anunciou nesta quarta-feira a abertura de um terceiro turno na fábrica de motores em Joinville (SC), com contratação de 130 funcionários, de olho em atender pedidos de exportação e produção de nova picape da marca.
Com o terceiro turno, previsto para iniciar em 1° de novembro, a fábrica passará a empregar 762 funcionários e ter capacidade para 410 mil motores por ano ante nível atual de 312 mil.
+ Preço do frete rodoviário no Brasil sobe 56% no 3º tri, diz pesquisa
A ampliação de cerca de 31% na capacidade da instalação atenderá a exportação de motores e “o lançamento da (picape) Nova Montana em 2023, cuja montagem será na nossa fábrica de São Caetano do Sul”, afirmou o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, em comunicado à imprensa.
A fábrica em Joinville foi inaugurada em 2013 e passou por expansão da capacidade produtiva em 2017, que “quadruplicou sua área”, informou a GM.
A GM acumula de janeiro ao fim do mês passado vendas de 203,7 mil carros e comerciais leves, crescimento de cerca de 27% sobre igual período do ano passado, quando impacto na oferta de componentes para o setor automotivo se fazia mais presente no país.
O volume deixa a GM na segunda posição no mercado brasileiro neste ano, atrás do grupo Stellantis, que no país reúne as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen. O grupo no período acumulou vendas de 457,3 mil carros e comerciais leves, queda de 5,3% na comparação com os nove primeiros meses de 2021, segundo dados da associação de concessionários, Fenabrave.
(Por Alberto Alerigi Jr.)