As companhias aéreas Gol e Latam, as duas principais que operam entre Brasil e Argentina, cancelaram voos nesta quarta-feira, 28, por causa de uma greve convocada por três sindicatos argentinos de trabalhadores de aeroportos.

Segundo o jornal “Clarín”, a categoria exige um reajuste salarial superior aos 12% oferecidos pelas empresas. O ato foi convocado principalmente por trabalhadores da Aerolíneas Argentinas, porém a paralisação afeta todas as companhias aéreas, pois também envolve a Intercargo, estatal responsável pela transferência de passageiros e bagagens.

Ainda de acordo com o jornal, o ministro da Economia argentino, Toto Caputo, desautorizou um acordo realizado entre os sindicatos e as empresas.

Por meio de nota enviada à ISTOÉ, a Gol informou que os clientes afetados foram comunicados sobre o ocorrido por meio de e-mail e SMS. Além disso, eles poderão remarcar os voos para outras datas sem alteração de custo.

Já a Latam afirmou que os passageiros podem acessar o site da companhia, no menu “Minhas Viagens”, e solicitar a alteração de data ou pedir o reembolso.