A Gol anunciou, às 21:30 da quarta-feira 21, um plano para facilitar a captação de recursos por meio da emissão de ações preferenciais. Ela submeteu à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma proposta para desdobrar as ações ordinárias na proporção de 1 para 35. Os dividendos das ações preferenciais serão elevados na proporção de 1 para 35.

Segundo a empresa, isso permitirá ampliar a capacidade de emitir ações preferenciais “de maneira neutra para os acionistas preferenciais.” No futuro, a empresa deverá fazer uma emissão de ações preferenciais para captar dinheiro novo no mercado. Segundo os demonstrativos de 30 de setembro, havia 139 milhões de ações ordinárias em circulação.

A proposta será apreciada em uma assembleia geral, em data ainda a ser definida. A meta é ampliar o número de ações ordinárias das atuais 141 milhões para 5,2 bilhões. A totalidade das ordinárias pertence ao acionista controlador, o Fundo de Investimentos em Participações Volluto, e esses papéis nunca foram negociados em bolsa.

Na quarta-feira, as ações PN da Gol fecharam a R$ 12,94, com queda de 1%. No ano, a baixa acumulada é de 14,76%