Em recuperação judicial nos Estados Unidos, a companhia aérea Gol anunciou nesta quinta-feira, 28, prejuízo líquido de 1,1 bilhão de reais no quarto trimestre do ano passado, revertendo resultado positivo de 231 milhões obtido no mesmo período de 2022.

A companhia apurou um resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente de 1,62 bilhão de reais no período, alta de 38,3%.

O resultado foi apoiado em parte em redução de 23% no custo com combustível de aviação, aumento de 9,2% no indicador de preços de passagens yield, para 52,61 centavos de real, e uma taxa de câmbio mais favorável.

A empresa encerrou o trimestre passado com crescimento de 6,7% na receita líquida, que chegou a 5,04 bilhões de reais.

Em 25 de janeiro, a Gol entrou com um pedido voluntário de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos, num processo conhecido como Chapter 11, para dar início a sua reestruturação financeira. Em setembro do ano passado, a dívida bruta da companhia era de R$ 20,227 bilhões.

Em comunicado lançado na época, a Gol afirmou que utilizará o processo para “reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo”.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo