Nos últimos cinco anos, o golfe entrou em ebulição no Brasil. Há no País, hoje, cerca de 20 mil praticantes, em um crescimento anual de 15%. Os negócios envolvendo o esporte da bolinha branca movimentam R$ 500 milhões a cada doze meses. São números que ajudam a traduzir um fenômeno que desembarca com força nos grandes centros urbanos: os ?driving ranges?. Trata-se de espaços construídos em meio ao concreto das cidades, utilizados para o treinamento de tacadas. Em uma nação prioritariamente urbana, eles são a ponta de lança para a grande maioria dos iniciantes no esporte. Apenas em São Paulo há seis unidades. Há cinco anos existia apenas uma. ?Os driving ranges abriram as portas do esporte para uma camada da população que via o golfe como uma atividade elitista?, diz Márcio Mello, presidente da Federação Paulista de Golfe. Cabe lembrar, é natural, que o golfe não se transformou, de uma hora para outra, em atividade popular. Mas há avanços.

No próximo dia 1º de setembro, em São Paulo, uma academia de golfe dessa família urbana abrirá as portas: o Onne Unigolf, empreendimento de R$ 5 milhões, no Alto de Pinheiros, uma das regiões mais nobres da cidade. À frente do Onne Unigolf estão os empresários Thomaz Soubihe Filho e Paulo Humberg, dono da A5 investimentos, que tem entre os seus negócios a TellVox, empresa de ringtones para celulares, o site Vírgula e a Hip Telecom, operadora de telefonia focada em banda larga. Como os executivos tinham nas mãos um terreno ocioso, próximo aos principais centros empresariais da metrópole, decidiram criar um driving range. ?Será um lugar para fazer negócios, criar relacionamentos e aliviar o estresse?, diz Humberg, repetindo o adágio que hoje resume o golfe entre os executivos. Na área de 3 mil m2, os praticantes do golfe terão um espaço que mescla esporte com negócios.

Logo na entrada, haverá uma loja de materiais esportivos, além de bar e restaurante. No segundo andar, o cliente encontrará duas salas de reuniões com capacidade para 12 pessoas. Cada uma terá acesso livre à internet. No mesmo ambiente, haverá uma área para eventos com capacidade para 200 pessoas. Tudo com vista para os 27 boxes destinados aos tacos e bolinhas. O Onne Unigolf terá também um canal de TV e uma rádio que passará programas relacionados ao esporte e ao mundo dos negócios. Os funcionários vestirão roupas especialmente desenhadas pela grife Lacoste. Para praticar o esporte, o que, no final das contas, parece ser mero detalhe, será necessário desembolsar R$ 35 por 45 minutos. As aulas custarão até R$ 150