31/03/2004 - 7:00
Há uma cartilha no mundo da psicologia esportiva seguida a risca pelos jogadores de golfe. Um bom praticante da modalidade deve reunir algumas qualidades: convicção, intuição, concentração e foco na jogada. No mundo dos negócios não é diferente. As grandes tacadas empresariais surgem pelas mãos de líderes com virtudes semelhantes às dos golfistas. No próximo dia 2 de abril, pessoas que transitam nos dois meios estarão reunidas na abertura de um dos mais respeitados torneios do Brasil, o Circuito Empresarial de Golfe. É a segunda edição do campeonato. ?O evento ficou tão famoso entre os executivos que teremos mais dois patrocinadores?, diz Paulo Pimentel, diretor da Golfe & Cia, empresa que organiza o evento. Serão 10 etapas e cada uma levará o nome de uma das companhias que patrocinam o evento: Duke Energy, Gran Meliá, IBM, IDC, IT Mídia, LAN Professional, Pfizer, Santander, TAM Viagens e Vivo. Terá também o apoio da revista DINHEIRO.
O que torna o campeonato especial para os executivos é, acima de tudo, a rede de relacionamentos tecida entre um green e outro. ?O Gran Meliá entrou como patrocinador porque é o evento ideal para se aproximar do nosso público?, diz Michael Nagy, diretor do hotel no Brasil. Além de conhecer empresários de diversos setores e fechar negócios em um momento de descontração, os participantes usam o esporte como um exercício mental. ?O seu único adversário é você mesmo. Não há um oponente para atrapalhar?, diz Augusto Videira, diretor da área de private bank do Santander. ?A concentração é fundamental em cada tacada?, diz ele. Em busca desse equilíbrio virão executivos até mesmo dos Estados Unidos e Europa. ?Muitos clientes já confirmaram presença?, diz Adriano Barcellos, diretor geral da LAN Professional, representante de oito marcas de tecnologia no País. É um sucesso que pode ser verificado em números. O esporte é um dos que mais ganha adeptos no País. Hoje, existem 15 mil praticantes e 62 campos oficiais ? cifra que dobrou na última década.