As bolinhas brancas do golfe começam a brotar nos centros urbanos. Os driving ranges, espaços para treinamento de tacadas, são a solução para quem deseja praticar o esporte próximo de casa ou do trabalho. Em São Paulo, um desses centros acaba de ser inaugurado. A Golf & Gym, no bairro paulistano da Pompéia, oferece boxes para lances de longa distância, putting greens (para jogadas de curta distância), academia de ginástica e um restaurante de alto padrão. O campo
do novo complexo tem 100 jardas, instalado numa área de 6 mil metros quadrados e espaço de eventos com capacidade para 350 pessoas. A iluminação é feita por nove torres de iluminação e os boxes são cobertos.

O público-alvo são executivos e suas famílias. Por três aulas semanais com cinco jogadores, a mensalidade é de R$ 800. Quem quer apenas praticar paga o preço avulso de R$ 116 por hora. Cada aula dá direito a bater 160 bolas e a Golf & Gym oferece o equipamento. Os oito instrutores são certificados pela Associação Brasileira de Profissionais de Golfe. A academia deve ser paga separadamente e a mensalidade começa em R$ 249. Para atrair os empresários, antes da inauguração o empresário Jacques Wladimirski negociou cotas de patrocínio do complexo com 12 empresas. A idéia é que as companhias utilizem o espaço para suas atividades de marketing de relacionamento. ?Nosso vantagem está na possibilidade de organizar eventos sofisticados, unindo-os ao golfe?, diz Wladimirski.

Há, no Brasil, quatro driving ranges dentro de grandes cidades. Em São Paulo, estão localizados três: o FPG Golf Center, da Federação Paulista de Golfe, no Jabaquara, o Golf School, em Santo Amaro, e o Golfe Bom Retiro, no bairro de mesmo nome. O mais recente deles é o Golfe Center Interlagos, também em Santo Amaro. É um empreendimento de grande porte: são 48 boxes, num campo de 300 jardas e estacionamento para 200 veículos. ?O golfe é o esporte ideal para quem deseja fechar bons negócios?, resume Wladimirski.