Um novo golpe está sendo aplicado em motoristas de várias grandes cidades do Brasil. O chamado “Golpe do retrovisor” acontece quando uma pessoa, geralmente de moto, bicicleta, ou até mesmo a pé, bate no retrovisor do veículo. Quando o motorista sai do carro para ver o que aconteceu, os criminosos anunciam o assalto. 

A prática parece ser uma variação do chamado golpe da batida, em que criminosos provocavam uma batida proposital no veículo para fazer o condutor sair do carro para praticar o roubo. Apesar de ser mais comum em vias com alto fluxo de veículos, o golpe pode ser dado em qualquer lugar.

+Mais de 40% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento, aponta pesquisa

Veja o que o manual da PM indica nesses casos:

Apesar de não ter nada especificamente sobre o novo golpe, o Manual de Auto Proteção da Polícia Militar de São Paulo dá algumas dicas que podem evitar que motoristas sejam alvos dele.

  • Procure identificar em seus deslocamentos habituais postos policiais, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimento 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que em situação de emergência podem servir como ponto de apoio emergencial; 
  • Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas;
  • Evite o uso de jóias (correntes, relógios, anéis, braceletes, etc) quando estiver dirigindo; 
  • Não pare para auxiliar outros motoristas em locais isolados, mal iluminados e ou em horas avançadas da noite. No caso de lhe parecer algum acidente ou alguém em dificuldades avise a Polícia imediatamente;
  • Desconfie de pequenas batidas, especialmente caso você suspeite que tenham sido provocadas. Nestes casos não pare, especialmente à noite, em locais isolados, mal iluminados e de pequena circulação de pessoas e  veículos. Sinalize para que as demais pessoas envolvidas possam lhe seguir até o Posto policial mais próximo.