15/02/2025 - 11:00
Folia, curtição, aglomeração… o Carnaval é uma época em que muitas pessoas saem às ruas para se divertir. Porém, a folia pode virar estresse caso um golpe financeiro aconteça. Segundo especialistas, a festa é propícia para o ato, por isso requer atenção dos foliões.
“No carnaval tem muita aglomeração, com as pessoas buscando se divertir e geralmente mais distraídas, o que é um prato cheio para os golpistas”, aponta José Luiz Santana, diretor de segurança digital do C6 Bank.
O avanço das tentativas de fraudes acompanha a inovação tecnológica, afirma a Zetta, associação de serviços financeiros digitais, pois os potenciais fraudadores se adaptam aos novos hábitos e formatos de consumo da sociedade.
Assim, diferentes tipos de golpes ganham relevância com a chegada das datas comemorativas, como é o caso do Carnaval. Por isso, é importante se cuidar dos principais golpes e fraudes que acontecem neste tipo de evento.
Principais golpes no Carnaval
Troca de cartão
Uma das maiores preocupações para quem está na rua aproveitando a folia é em relação a cartões. O golpe da troca do cartão costuma acontecer na hora que o consumidor vai pagar por uma compra e o golpista, se passando por ambulante, faz a troca por outro sem que a pessoa veja.
“O golpista vai estar sempre contando com a pessoa distraída. Então todo cuidado é pouco. Por isso, em hipótese alguma deixe o ambulante pegar o cartão da sua mão e tirar do seu campo de visão, independente do motivo”, ressalta Santana.
Máquina com valor adulterado
Outro dos golpes na hora de compras com ambulantes é o do “valor errado”. Assim, aproveitando da falta de atenção do comprador, o golpista coloca um valor muito acima do produto adquirido.
“Sempre verifique qual é o valor da transação. Se desconfiar que a máquina está adulterada, ou não conseguir visualizar o valor na tela, não realize a transação”, alerta o diretor de segurança digital.
Compras indesejadas por aproximação
Mais um ponto de atenção em relação aos cartões é em relação à ferramenta de aproximação. Foliões nos últimos anos relataram compras indesejadas em seus cartões.
Isso acontece porque o golpista coloca a compra na máquina e passa pelo bolso dos foliões em momentos de aglomeração, ativando a função de aproximação e fazendo a compra sem que o dono do cartão perceba.
Por isso, especialistas alertam para que as pessoas permaneçam sempre com os pertences bem protegidos, e, se possível, desabilitem a função aproximação, ou até mesmo, evitem levar cartões.
Roubos e furtos
Não considerado exatamente um golpe, mas que demanda atenção dos foliões, é o cuidado redobrado com roubos e furtos. Caso seja necessário levar celulares, cartões e documentos, mantenha-os em áreas bem protegidas, e de preferência só utilize em ambientes controlados e seguros.
Como se proteger de golpes no carnaval
Algumas dicas são essenciais para aqueles que querem se proteger ao máximo de golpes e fraudes no carnaval, por isso, a Zetta destaca proteger seus dados pessoais e cartões, conferir sempre os dados de pagamento e usar sistemas confiáveis.
O diretor de segurança digital do C6 Bank ainda ressalta que é importante configurar todas as funcionalidades de segurança do aparelho, como:
- Bloqueio automático de tela;
- Autenticação biométrica;
- Ativar ferramentas de bloqueio e rastreio remoto;
- Não deixar senhas anotadas no aparelho;
- Configurar limites de transação diário do Pix, TED e outros;