O Google anunciou nesta segunda-feira (10), Dia Mundial da Saúde, o “Estou aqui para você”, do Google Assistente, ferramenta que tem série de respostas para ajudar as pessoas a lidarem com sentimentos de solidão e de tristeza.

Com a atualização, o assistente de voz responderá quando alguém disser que está triste, que se sente sozinho ou que não tem amigos. Segundo o blog do Google Brasil, as respostas, desenvolvidas pela equipe de personalidade do Google Assistente, passaram pela revisão da empresa Safe Space, que tem foco em tornar a saúde mental mais acessível.

+Google lança Pixel Watch mais caro que Apple; analistas estão céticos com demanda

Com a implantação, ao ouvir comandos de voz com frases como “Ok Google, me sinto sozinho” e “Ok Google, me sinto triste”, o Assistente dará dicas de bem-estar desenvolvidas para auxiliar quem está tentando lidar com emoções difíceis e precisam de um acesso imediato à informação. Ao final de cada uma das respostas, o Assistente reforça a importância de buscar apoio especializado se a pessoa sentir que precisa.

O Google Assistente é usado, entre outras coisas, para definir alarmes, saber as notícias do dia e tocar músicas. O Google informa que, nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, percebeu que a plataforma era utilizada por muitas pessoas para dizer o que estavam sentindo.

Houve, segundo o Google, milhares de relatos de tristeza, cansaço e ansiedade. De acordo com dados da plataforma, o número de vezes que o comando “Ok Google, me sinto sozinho/a”, é acionado, por exemplo, aumentou 50% de agosto de 2019 para agosto de 2020 e permanece estável até hoje. Algo semelhante aconteceu com frases como “Ok Google, me sinto triste” e “Ok Google, estou infeliz”, cuja frequência aumentou 20% no mesmo período de agosto de 2019 a agosto de 2022.

A plataforma informa que a “novidade não vem para substituir, de forma alguma, o trabalho psicológico profissional, mas sim de auxiliá-lo, contribuindo com a melhora da saúde mental no Brasil e incentivando e trazendo reconhecimento para a área”. As novas respostas já estão disponíveis em todas as versões do Google Assistente no Brasil.