O Google decidiu extinguir a barra de ferramentas do Internet Explorer, depois de 21 anos. A gigante norte-americana, entretanto, não fez nenhum anúncio oficial sobre o fim do serviço.

Apesar de ser bastante conhecida pelos usuários do Internet Explorer, o fim dessa ferramenta no navegador nativo do Windows é algo que faz algum sentido, já que o Google é dono do Google Chrome, o navegador Web mais popular do mundo, atualmente.

+Buscas no Google: Fórmula 1 bate recorde de pesquisas em dezembro

A barra de ferramentas do Google foi criada em 2000 e era utilizada como uma extensão no Internet Explorer, com opção de pesquisa rápida. Essa opção, inclusive, ajudou o Google a se popularizar e tornar-se o que é hoje.

Google
Reprodução/arstechnica

Como o Internet Explorer era mais mecânico, e exigia uma pesquisa pelo endereço completo do site na barra web, a barra de ferramentas do Google era um facilitador para quem navegava. Hoje, no Google Chrome, basta jogar uma palavra no campo de endereço web para encontrar o que você quer, ou o site que você quer.

Outras funcionalidades também foram primordiais para fazer o sucesso dessa ferramenta, como o bloqueio de pop-ups, verificação ortográfica, preenchimento automático e o atalho de tradução.

A ferramenta já estava um pouco abandonada pelo Google no Internet Explorer, já que o Chrome, que surgiu em 2008, passou a ser muito mais utilizado pelos internautas.  A última atualização da barra de ferramentas do Google foi feita em 2014.