Nesta segunda-feira (28), o Google anunciou que não permitirá mais que os meios de comunicação estatais russos exibam anúncios. A decisão é semelhante à anunciada pela subsidiária de vídeo da gigante da tecnologia, o YouTube, no sábado (27).

De acordo com CNN Business, o anúncio marca o mais recente golpe para a mídia ligada à Rússia em meio a uma onda de críticas dirigidas às plataformas de Big Tech na semana passada por permitir que a monetização continue apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia.

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“Em resposta à guerra na Ucrânia, estamos pausando a monetização do Google da mídia financiada pelo Estado russo em nossas plataformas”, disse o Google em comunicado à CNN. “Estamos monitorando ativamente novos desenvolvimentos e tomaremos outras medidas, se necessário”.

Com a intensidade da crise na Ucrânia crescendo, as empresas de mídia social lutam para conter a desinformação e a propaganda estatal russa. Também na sexta-feira, o governo russo decidiu “restringir parcialmente” o acesso ao Facebook no país depois de acusar a plataforma de censura ilegal.