BRUXELAS (Reuters) – O Google pode enfrentar acusações antitruste da União Europeia no ano que vem por seus negócios com publicidade digital, o que pode colocar a companhia em risco de ser multada em mais de 1 bilhão de euros na região pela quarta vez, disseram pessoas familiarizadas com o assunto nesta quinta-feira.

A empresa tentou procurar a Comissão Europeia para resolver o caso, mas as concessões foram pequenas e muito preliminares, disse uma das fontes. O Google acumulou mais de 8 bilhões de euros em multas antitruste da União Europeia na última década.

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O órgão de defesa da concorrência da UE provavelmente publicará as acusações no início do próximo ano, embora o momento ainda possa mudar, disse uma das fontes.

A empresa pode evitar as acusações oferecendo mais concessões para encerrar a investigação. Algumas empresas preferem ver com precisão as acusações das autoridades de defesa da concorrência antes de proporem soluções adaptadas a elas.

A Comissão Europeia se recusou a comentar. O Google, líder mundial em vendas de publicidade online, bem à frente do dono do Facebook e do Instagram, Meta, não fez comentários imediatos.

O caso atinge o coração do modelo de negócios do Google voltado para publicidade, afetando anunciantes, editores de conteúdo, provedores de tecnologia de anúncios e usuários, disse Dieter Paemen, sócio do escritório de advocacia Clifford Chance, que já aconselhou rivais do Google em outros casos.

“Já faz muito tempo que anunciantes e editores estão em guerra com a tecnologia de anúncios do Google. O Google está operando em vários lados da transação de publicidade e oferecendo a publicadores e anunciantes um acordo bruto”, disse ele.

O negócio de anúncios do Google gerou quase 111 bilhões de dólares em receita no primeiro semestre do ano. Analistas esperam que o Google gere 233 bilhões de dólares em vendas de anúncios este ano, um aumento de cerca de 11% em relação a 2021, segundo estimativas da Refinitiv.

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