O Google Fotos receberá uma atualização para permitir pesquisas mais complicadas com termos subjetivos. A ideia é localizar imagens de forma mais detalhada com adjetivos ou descrições de contexto.

Atualmente, o serviço já permite pesquisar por termos mais genéricos, como flores, carros, bebidas e outras palavras-chave relacionadas aos conteúdos das imagens. Agora, o objetivo é tornar a procura ainda mais refinada. Em vez de procurar apenas pelo termo “paisagem”, por exemplo, será possível digitar “paisagem serena” o que permitirá o usuário ter uma eficiência maior nas suas buscas e não perder tempo tentando localizar uma imagem entre centenas.

+ Google e Apple lutam contra rastreamento por dispositivos

+ CEOs de Google e Microsoft são chamados para reunião sobre inteligência artificial na Casa Branca

Outro recurso será para encontrar pessoas em fotos de uma viagem. Bastará digitar pelo nome da pessoa desejada — se ela já tiver sido marcada antes — e o local para encontrar o retrato desejado.

As novas funcionalidades serão possíveis graças ao mecanismo de compreensão da IA do Google, que vai converter seu comando em um scanner de imagens. O funcionamento deve ser semelhante ao DALL-E e ao Midjoruney, porém de modo invertido: em vez de descrever uma imagem para ser criada pela IA, você o fará para que o robô pesquise pela paisagem relatada.

Inicialmente, a ferramenta está limitada a um pequeno grupo de usuários selecionados. Futuramente, a empresa deve expandir a pesquisa complexa para mais pessoas antes de liberar de modo definitivo no Google Fotos. A empresa não deu previsão para que esse novo recurso de busca chegue ao app Android.

Para o indivíduo saber se o serviço está disponível, é preciso abrir o Google Fotos para web e procurar por um pop-up logo abaixo da Barra de Pesquisa que fale sobre “pesquisa mais poderosa”. Se o aviso surgir, será possível usar uma linguagem mais natural para encontrar itens da sua biblioteca audiovisual, conforme relatado pelo site 9to5Google.