O Google ganhou mais de US$ 10 milhões nos últimos dois anos, permitindo anúncios enganosos de clínicas de aborto “falsas” que visam impedir que as mulheres façam o procedimento, de acordo com uma estimativa de um relatório divulgado pelo Center for Countering Digital Hate.

O valor estimado é microscópico em comparação com os mais de US$ 200 bilhões que o Google gera anualmente com vendas de anúncios. Mas os dados do relatório indicam o amplo alcance que os grupos pró-vida podem ter ao colocar esses anúncios nos resultados do Google para frases comuns pesquisadas por mulheres que procuram aborto.

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Usando Semrush, uma ferramenta de análise, os pesquisadores do CCDH identificaram “188 sites falsos de clínicas” que colocaram anúncios no Google entre março de 2021 e fevereiro deste ano. A CCDH estima que anúncios de clínicas falsas foram clicados por usuários 13 milhões de vezes durante esse período.

Alguns pesquisando por “clínicas de aborto perto de mim” no Google, em vez disso, encontraram resultados direcionando-os para os chamados “centros de gravidez de crise” que podem tentar convencer as que procuram aborto a desistir do tratamento e oferecer técnicas de reversão de pílulas abortivas sem comprovação médica, de acordo com o relatório.

Outras pesquisas do Google preenchidas por anúncios de clínicas de crise incluíam “pílula abortiva”, “clínica abortiva” e “paternidade planejada”, disse o relatório, com clínicas em estados onde o aborto é legal gastando duas vezes mais do que aquelas em estados com proibições.

Após a decisão da Suprema Corte de Roe x Wade, o Google enfrentou apelos de democratas do Congresso para fazer mais para impedir que as buscas por clínicas de aborto retornassem resultados para anúncios enganosos – bem como apelos de legisladores republicanos para fazer o contrário. A pressão de duelo dos legisladores destacou o quão central o Google pode ser para as mulheres que buscam informações sobre o procedimento.

Em um comunicado na quinta-feira, o Google disse que sua abordagem para anúncios de aborto segue as leis locais e que qualquer anunciante que segmente certas palavras-chave ou frases relacionadas a abortos deve preencher uma certificação para confirmar se fornece ou não serviços de aborto.

“Exigimos que qualquer organização que queira anunciar para pessoas que buscam informações sobre serviços de aborto seja certificada e divulgue claramente se eles oferecem ou não abortos”, disse um porta-voz do Google. “Não permitimos anúncios que promovam tratamentos de reversão do aborto e também proibimos os anunciantes de enganar as pessoas sobre os serviços que oferecem.”

“Removemos ou bloqueamos anúncios que violam essas políticas”, acrescentou a empresa.

O Google disse que não permite anúncios de pílulas de reversão do aborto porque o tratamento não é aprovado pelo FDA. Em resposta ao relatório da CCDH de quinta-feira, a empresa disse que tomou “medidas de fiscalização” sobre o conteúdo que viola esta política.

O Google continuou a enfrentar escrutínio nos últimos meses pelas medidas que toma para proteger os dados de localização dos que procuram o aborto .

Quase uma dúzia de democratas do Senado escreveram ao Google em maio com perguntas sobre como ele exclui o histórico de localização dos usuários quando eles visitam locais sensíveis, como clínicas de aborto. A carta veio depois que testes realizados pelo The Washington Post e outros defensores da privacidade pareceram mostrar que o Google não estava excluindo rápida ou consistentemente as visitas registradas dos usuários aos centros de fertilidade das clínicas da Planned Parenthood.