O Google anunciou que seu app de buscas e o navegador Chrome terão a capacidade de resumir textos e artigos da internet. A gigante da tecnologia anunciou que a inovação será em breve incorporada poupando os usuários da necessidade de vasculhar artigos inteiros.

Este recurso faz parte da Search Generative Experience (SGE), um conjunto de ferramentas que utiliza Inteligência Artificial (IA) generativa para aprimorar a experiência de busca. Essa tecnologia se assemelha a sistemas como Bard, ChatGPT e outros.

+ Google testa ferramenta com inteligência artificial para redigir notícias

+ No STF, Moraes prorroga por 60 dias inquérito que investiga Google e Telegram

Chamada de “SGE while browsing” (SGE enquanto navega, na tradução), essa funcionalidade estará disponível tanto no aplicativo do Google para Android quanto para iOS. Além disso, está previsto seu lançamento no navegador Chrome nos próximos dias, conforme a empresa.

O Google afirma que essa ferramenta foi projetada para “ajudar pessoas a aproveitar mais profundamente conteúdos longos de publicações e criadores, facilitando achar o que você precisa enquanto navega na internet”.

Como Funciona?

O “SGE enquanto navega” utiliza IA para elaborar uma lista dos principais tópicos abordados em um determinado texto. Ao clicar em um desses itens, os usuários são direcionados de forma fluida para a seção do artigo relacionada ao tópico escolhido. Outra função valiosa é a criação de uma lista de perguntas que o artigo responde, oferecendo aos usuários a opção de saltar diretamente para as partes que despertam seu interesse.

Empoderando editores e publicações

Em seu anúncio, o Google esclarece que o recurso “SGE enquanto navega” não resumirá artigos protegidos por paywalls, preservando o conteúdo de artigos restritos aos assinantes de jornais ou revistas específicos. A decisão de classificar o conteúdo como livremente acessível ou protegido por um paywall cabe aos desenvolvedores de conteúdo e editores.

Google Fotos anuncia nova ferramenta e maior integração com IA

Outra mudança anunciada pela empresa que envolve a tecnologia de IA generativa será um novo recurso para o seu “Fotos”, plataforma de armazenamento de mídias na nuvem digital. A atualização modificará o local em que as recordações, chamada pela empresa de “Memórias”, de fotografias, vídeos e colagens feitas pela IA são exibidos na conta do usuário.

Conforme explica a empresa, a nova “timeline” (linha do tempo) é semelhante a um álbum de recortes permitindo que o indivíduo reviva, personalize e compartilhe facilmente suas viagens, celebrações e momentos diários mais memoráveis. A novidade chega inicialmente nos EUA e estará disponível ao resto do mundo nos próximos meses.

Segundo a corporação, a IA faz a maioria do trabalho organizando as mídias e nomeando de acordo com o histórico de alterações, mas mantendo o usuário no controle e permitindo que ele altere rapidamente o local de armazenamento. Essa nova ferramenta também cria a possibilidade de criar as memórias em conjunto a outra pessoa possibilitando convidar amigos ou familiares para colaborar em uma memória, contribuindo com fotos e vídeos.