O Google lançou na quarta-feira (20) a sua carteira digital no Brasil. Disponível para celulares Android, ele permitirá que os usuários centralizem vários serviços e informações como cartões de banco, comprovante de vacinação e ingressos para eventos.

No total, a empresa tem mais de 15 parceiros no Brasil, entre bancos, emissores de cartões, bandeiras, entre outros, e visa estender essa lista nos próximos meses. 

+PlayStation, Boticário e Gol: confira descontos de até 70% em produtos e serviços

Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, BTG, C6Bank, Itaú, Inter, Nubank, XP, Visa, Mastercard, ELO, Ministério da Saúde e ingresso.com, que emitirá os ingressos para o Rock in Rio, são algumas das empresas que já permitem a integração com a carteira do Google.   

O lançamento do aplicativo no Brasil vem em um momento onde cada vez mais usuários buscam formas de pagamento sem contato. No ano passado, as buscas no Google por pagamento sem contato cresceram 24%. 

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número de pagamentos sem contato feitos no país representou 30,1% do total em março de 2022, mostrando um crescimento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado, quando somente 8% dos pagamentos eram feitos dessa forma.

Como será a segurança do aplicativo? 

Ter tantas informações sensíveis em um mesmo aplicativo pode gerar desconfiança para os usuários. O Google, porém, garante que as informações privadas estarão bem seguras na carteira de cada usuário. 

A empresa garante que caso seu celular seja perdido ou roubado, será possível encontrar, bloquear ou apagar o aplicativo usando a opção “Encontrar meu dispositivo”. As informações guardadas na carteira só poderão ser acessadas com senha, desenho do padrão ou biometria.