O Google vem trabalhando numa atualização do Google Maps para Android em que o usuário receberia uma sugestão de rota de acordo com o nível de bateria do seu carro elétrico, indicando postos de recarga, caso a autonomia não seja suficiente para chegar ao destino.

Enquanto os postos de recargas já são identificados no aplicativo para celular, a versão disponível para Android Auto, sistema automotivo do Google, já traz essa função de sugerir paradas para recarga quando o nível da bateria não permite chegar ao destino.

+ Coca-Cola vira celular em edição especial da Realme; confira detalhes

De acordo com o site 9to5Google, a versão 11.65 do Google Maps para Android traz alguns indícios que o planejamento de rotas baseado em postos de recarga está chegando aos smartphones, eliminando a necessidade de utilização do Android Auto. Entre as mensagens encontradas no aplicativo, mas que ainda não disponíveis para o usuário, estão:

  • Quando você chegar lá, sua bateria estará fraca;
  • Parada de carregamento necessária para chegar ao destino;
  • Viagem muito longa para adicionar paradas de carregamento automaticamente. Adicione paradas depois de começar;
  • Sem internet. Não é possível carregar as paradas de carregamento;
  • Não há estações de carregamento compatíveis suficientes para chegar ao seu destino.

Como o smartphone saberá o nível de bateria do carro?

O Android Auto tem acesso direto as informações da bateria, mas como a versão para smartphones do Google Maps irá calcular a autonomia de acordo com o nível da bateria? Será necessário informar o veículo e o nível da bateria antes de iniciar uma rota? Teremos que aguardar mais informações para entender como a novidade funcionará.