Quem procura um destino no GPS espera encontrar o melhor caminho para seguir viagem. Mas nem sempre o melhor caminho é aquele que é mais rápido, porque a rota pode contar com pedágios que encarecem o percurso. Para permitir que o motorista escolha se o trajeto vale a pena, desde sexta-feira (14) o Google Maps passou a mostrar os valores dos pedágios no Brasil.

A função já estava funcionando no app nos Estados Unidos e em outros países desde o primeiro semestre, e agora vai ajudar os brasileiros que precisam transitar por estradas a se planejarem e evitar surpresas.

Whatsapp finalmente começa a testar edição mensagens após envio

Cálculo dos pedágios

O Google informa que as informações sobre os valores dos pedágios são atualizadas em tempo real, de acordo com os dados informados pelas autoridades de trânsito locais. 

São levados em consideração o horário da solicitação, o dia da semana, a localização e a forma de pagamento – incluindo o fato de o pedágio ter ou não sistema de cobrança eletrônica. 

No entanto, o ideal é que o motorista use o valor apresentado pelo aplicativo apenas como uma média, pois pode haver alterações.

Rotas sem pedágio

Há ainda a possibilidade de buscar por rotas sem pedágio no Google Maps. Para isso, é preciso selecionar a opção “Evitar pedágios” que aparece ao abrir o menu, clicando nos três pontinhos do canto direito no alto da tela, ou tocando no pedágio informado (no caso de quem já calculou a rota no aplicativo).