O Google Notícias está passando por uma série de atualizações com o objetivo de aprimorar a experiência das notícias locais. Uma das principais novidades é a reformulação da aba “Seguindo”, além da introdução do recurso Google News Showcase, que apoia jornais verificados nos Estados Unidos.

Após alterações em seu design, o Google Notícias está transformando a página “Seguindo” em um feed de conteúdo secundário. Atualmente, a página permite apenas a abertura de vários feeds com base nas categorias e assuntos de interesse do usuário, mas não apresenta uma lista de conteúdos simultaneamente.

+ Brasil busca Google para elaborar filtro contra discurso de ódio

+ Educafro aciona Google e quer indenização de R$ 100 milhões por ‘Simulador de Escravidão’

A partir de agora, o Google exibirá até três artigos com manchetes, nomes de publicações e imagens no feed personalizado. Os usuários poderão definir as preferências do feed, selecionando tópicos, publicações específicas e configurações de localização. Dessa forma, será possível, por exemplo, buscar informações específicas sobre uma determinada cidade.

De acordo com a empresa, “os artigos mostrados nesta página são determinados por meio de algoritmos de classificação semelhantes aos usados ​​para exibir conteúdo no Google Notícias”. Essa nova funcionalidade será lançada globalmente em breve no Google Notícias para Android e chegará ao iOS ainda este ano.

Paralelamente a essas atualizações, o Google está introduzindo nos Estados Unidos o programa de licenciamento News Showcase. Por meio desse programa, a empresa remunera as publicações pelo conteúdo exibido em um carrossel de destaques, com painéis individuais para cada site. As histórias apresentadas são selecionadas pelas próprias publicações e esses cards serão exibidos tanto no Google Notícias quanto no Discover.

Como parte dessa iniciativa, o Google está “pagando organizações de notícias participantes para dar aos leitores acesso a uma quantidade limitada de conteúdo pago”. O objetivo do programa é incentivar a visualização desses portais e promover suas assinaturas pagas.