A Alphabet e o conglomerado de tecnologia do Sudeste Asiático Sea anunciaram nesta quinta-feira, 19, uma nova parceria para desenvolver ferramentas de inteligência artificial (IA) para produtos voltados a comércio eletrônico e videogames da Sea.

+ CEOs da OpenAI e Anthropic se recusam a dar as mãos em foto de cúpula de IA; veja vídeo

De acordo com a parceria estratégica recém-assinada, as duas empresas irão “explorar conjuntamente a construção de um protótipo de compras com agente de IA” na plataforma de comércio eletrônico da Sea, a Shopee, afirmaram em comunicado.

A iniciativa faz parte dos esforços das empresas globais de tecnologia para monetizar seus modelos de IA, promovendo recursos que vão além de simplesmente responder perguntas e executar uma gama muito mais ampla de tarefas, desde compras em diferentes aplicativos até o gerenciamento de fluxos de trabalho complexos.

A chinesa Alibaba, cuja plataforma de comércio eletrônico Lazada concorre com a Shopee no Sudeste Asiático, lançou um modelo de IA no início desta semana que afirmou que foi criado para “a era da IA com agente”.

A Shopee era a plataforma de comércio eletrônico mais dominante no Sudeste Asiático, com 52% de participação de mercado em 2024, de acordo com um relatório da consultoria Momentum Works.

O Google e a unidade de jogos da Sea, Garena, também usarão soluções de IA para “transformar” a produtividade no desenvolvimento de videogames, disseram as duas empresas.

As parcerias seguem uma aliança firmada em 2024 entre Shopee e YouTube, da Alphabet, no mercado de comércio eletrônico do Sudeste Asiático.