Nesta sexta-feira, 16, moradores da Baixada Santista, litoral de São Paulo, e de cidades do Vale do Ribeira, interior do estado, sentiram tremores de terra. Nas redes sociais, algumas pessoas relataram terem sido alertadas sobre os abalos através de seus dispositivos Android, sistema operacional do Google.

Em Peruíbe (SP), o gerente de e-commerce Danilo Campos foi um dos notificados pelo seu celular. “Na hora, pensei que fosse um caminhão pesado passando na rua, porque aqui é bem movimentado, mas logo depois vi a notificação no celular, foi aí que a ficha caiu”, conta.

+ Google Notícias lançará nova função para personalizar o feed de notícias seguidas

Isso é possível devido à tecnologia presente no Android que consegue detectar tremores em todo o mundo e alertar antecipadamente os proprietários do dispositivos. Isso ocorre porque celulares e outros dispositivos eletrônicos possuem acelerômetros, que são chips capazes de detectar vibrações e velocidade. Caso o smartphone com Android identifique um tremor, o próprio aparelho envia um sinal para os servidores de detecção de terremotos do Google, juntamente com a localização do dispositivo.

De acordo com o Google, os servidores “combinam informações de muitos celulares” para confirmar o tremor. Os próprios dispositivos conseguem detectar a vibração e a velocidade do tremor. Após a confirmação, o Android alerta os usuários da região afetada.

“O Android tem dois tipos de notificações projetadas para alertar os usuários sobre um terremoto. Ambos os tipos de alerta são enviados apenas para terremotos de magnitude 4,5 ou maior”, explica a empresa.