Um dos símbolos da Avenida Faria Lima, a escultura da baleia virou meme nas redes sociais por conta da decoração de Natal deste ano, o que convenceu os responsáveis pelo gorro natalino gigante a rever o “look” do cetáceo metálica do centro financeiro de São Paulo.

A escultura que fica em frente do Teatro B32 estava com um gorro enorme que cobria a cabeça da baleia, numa decoração que lembrava um símbolo fálico. O modo como o adereço vermelho foi colocado rendeu uma enxurrada de piadas e gozações. A baleia da Faria Lima passou a ser chamada de “Jebarte”, “Jebaleia”, “Moby Dick” e “Pirorca”.

+ BRAZIL JOURNAL: prédio icônico da Faria Lima, o da baleia, é avaliado em R$ 2,6 bi

Procurado pela IstoÉ, o Teatro B32 explicou que a decoração encontrava-se em etapa de testes e que a repercussão nas redes indicou a necessidade de “readequar” o acessório. A empresa afirmou ainda que novos itens natalinos serão adicionados à escultura ainda nesta quarta-feira, 26.

Na nova versão, fotografada nesta manhã pela reportagem da IstoÉ, o gorro ficou mais discreto e não mais ‘sufoca’ a baleia. Desde terça-feira, o acessório passou a encobrir apenas parcialmente a parte mais superior da dianteira da escultura. Segundo o B32, trata-se do mesmo adereço, mas agora reposicionado.

Baleia
Atual decoração da Baleia (Foto: Ivan Gomes/ IstoÉ)

A “Baleia B32”, instalada em 2021 na praça externa do edifício Birmann 32, na Avenida Faria Lima, se transformoou rapidamente em símbolo da Faria Lima. São 20 metros de comprimento e 15 metros de altura. Feita de alumínio e vidro, a obra foi idealizada pelo arquiteto espanhol Mathias Tolosa, de Murcia, e teve sua instalação e construção conduzidas por Rafael Birmann.