Aqui está um fato curioso – uma única gota de chuva pode criar uma carga igual ao peso de um elefante, se for atingido por uma aeronave hipersônica em Mach (8 oito vezes a velocidade do som). Agora, imagine vários desses “ elefantes ” pesando um veículo hipersônico. Como explica Michael Kinzel, professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Flórida Central, isso é o que acontece quando um veículo voando a velocidades tão altas passa por uma chuva aparentemente inofensiva.

+ EmbraerX assina contrato de serviços com a JFS para manutenção de aeronaves

Kinzel é co-pesquisador em um novo projeto de US$ 1 milhão que é financiado pelo Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea e liderado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Kinzel e Subith Vasu, professor do mesmo departamento do UFC, trabalharão em conjunto com a equipe da Universidade de Boston. Pode parecer alucinante que essa quantia de dinheiro e três anos sejam dedicados ao estudo do impacto das gotas de chuva em aeronaves e foguetes hipersônicos. Mas acontece que esses carinhas podem ser tão prejudiciais quanto os inimigos convencionais.

Por causa das velocidades hipersônicas (Mach 5 e superior), colidir com gotas de chuva pode causar sérios danos à aeronave. A equipe do projeto estudará como as gotas de chuva são afetadas ao passar pelo que é chamado de “ onda de choque hipersônica” e, por sua vez, esses dados serão usados ​​para melhorar o design de veículos hipersônicos e prever quando eles devem voar.

Basicamente, os pesquisadores querem determinar as maneiras mais seguras que as viagens hipersônicas podem ser conduzidas através da chuva, bem como a melhor maneira de projetar esses veículos, para integridade estrutural. Isso melhorará a precisão dos foguetes hipersônicos lançados pela chuva ou fortes tempestades, de acordo com Kinzel, mas as aplicações serão muito mais amplas, incluindo a exploração espacial.

Esta pesquisa é de extrema importância, uma vez que a Força Aérea americana está envolvida em vários projetos hipersônicos. Recentemente, começou a testar voos hipersônicos para entrega de carga, usando a enorme aeronave transportadora Roc que pode implantar vários veículos hipersônicos Talon-A de uma só vez.