Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão começar a receber a primeira parcelo do 13º salário no dia 25 de maio. O decreto com a antecipação foi publicado nesta terça-feira (4).

Tradicionalmente, o pagamento do 13º costuma ocorrer a partir de julho. No entanto, neste ano, devido à pandemia da covid-19, o governo federal optou por antecipar novamente os valores para os aposentados e pensionistas do INSS.

+ Veja como receber adicional de 25% na aposentadoria do INSS

De acordo com o decreto, a primeira parcela corresponderá 50% do valor do benefício devido no mês de maio de 2021 e será paga juntamente com os benefícios dessa competência.

A segunda parcela, por sua vez, corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência do mês de junho de 2021.

Segurados que recebem até um salário mínimo vão receber o 13º entre os dias 25 de maio e 8 de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.  E a segunda parcela será paga entre 24 de junho e 7 de julho.

Para as pessoas com renda mensal acima do salário mínimo, os pagamentos serão realizados entre 1 e 8 de junho. E a segunda parcela será depositada entre 1º e 7 de julho.