19/09/2022 - 8:42
Por Pavel Polityuk
KIEV (Reuters) – A Ucrânia espera uma safra de grãos de 50 a 52 milhões de toneladas em 2022, inalterada em relação à estimativa anterior e abaixo dos 86 milhões de toneladas do ano passado, disse o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.
O vice-ministro da Agricultura, Taras Vysotskyi, também disse em entrevista coletiva na televisão que as exportações de grãos em setembro devem totalizar de 5,4 milhões a 5,5 milhões de toneladas, acima dos 4,5 milhões de toneladas em agosto.
A Ucrânia exportava cerca de 6 milhões de toneladas por mês antes de a Rússia lançar sua invasão em 24 de fevereiro.
“A guerra trouxe dificuldades, mas vemos que os agricultores lidaram com elas”, disse Vysotskyi.
Os agricultores já concluíram a colheita de trigo de 2022, debulhando cerca de 19 milhões de toneladas da commodity em peso de bunker e cerca de 5,5 milhões de toneladas de cevada, disse ele.
A Ucrânia, um grande produtor e exportador global de grãos, colheu 32,2 milhões de toneladas de trigo e 9,4 milhões de toneladas de cevada em 2021.
As exportações de grãos da Ucrânia caíram desde o início da guerra porque seus portos do Mar Negro, uma importante rota para embarques, foram fechados, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.
Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev que foi intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.
Os dados do ministério mostraram que a Ucrânia exportou 1,5 milhão de toneladas de grãos nos primeiros 13 dias de setembro, 34% menos que as 2,3 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.
Até agora, a Ucrânia enviou ao exterior cerca de 3,9 milhões de toneladas de alimentos, principalmente milho, sob o acordo intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas.
Quatro navios deixaram a Ucrânia na manhã de segunda-feira carregando 178.780 toneladas de produtos agrícolas, informou o ministério de infraestrutura do país.
Vysotskyi disse que seu ministério elevou sua estimativa para a produção de açúcar de beterraba branca em 2022 para 1,1 milhão a 1,2 milhão de toneladas, contra uma estimativa anterior de 1,1 milhão de toneladas. Em 2021, a produção foi de 1,3 milhão de toneladas.
O ministério disse que os agricultores começaram a colheita de beterraba em 2022 na semana passada, obtendo 334.000 toneladas de raízes de 3,5% da área de semeadura.
(Por Pavel Polityuk)