Com as presenças do governador paulista Rodrigo Garcia, do secretário de Cultura e Economia Criativa do estado Sérgio Sá Leitão e do diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo Jochen Volz, será inaugurada na manhã desta quinta-feira (29), na Avenida Tiradentes, 273, a Pinacoteca Contemporânea.

Ela se somará ao conjunto de edifícios da Pinacoteca de São Paulo, que hoje é composto pela Pinacoteca Luz e pela Pinacoteca Estação, totalizando 22.041 m² de área total, com 9.112 m² de área expositiva. O novo espaço, com  projeto arquitetônico do escritório Arquitetos Associados, custou cerca de R$ 85 milhões, valor custeado por uma composição de recursos entre o Governo do Estado e a iniciativa privada.

Sonho que começou por volta de 2008 com o início do processo de transferência da Escola Estadual Prudente de Moraes para um novo e mais completo edifício também no bairro do Bom Retiro, a Pina Contemporânea ganhou forma apenas dez anos depois, quando o terreno foi oficialmente cedido à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Por meio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura, organização social que administra a Pinacoteca de São Paulo, em 2018 finalmente puderam ser iniciados as contratações dos projetos básico e executivo, e os trâmites de aprovações junto aos órgãos de preservação patrimonial.

A Pinacoteca Contemporânea terá uma praça pública para atividades artísticas e culturais, duas galerias para exibição de obras em grandes formatos, ateliês para atividades educativas, biblioteca e centro de referência e documentação, loja, café, restaurante, auditório, mirante e espaço de acolhimento.