O governo vai apresentar na próxima segunda-feira (18) a investidores na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) a sua proposta para títulos soberanos sustentáveis. A apresentação contará com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente), além de técnicos envolvidos diretamente no trabalho de emissão dos títulos.

No começo de setembro o governo lançou o Arcabouço dos Títulos Soberanos Sustentáveis, documento que traz os compromissos do Brasil nas agendas ambiental, social, de governança e de finanças, além de conter as regras que o país coloca para si mesmo para emitir os títulos. Ou seja, as obrigações que o Tesouro deve cumprir como emissor dos papéis. Lula também aproveitou para falar da novidade no G20. “Lançamos um modelo de negócio sustentável pioneiro, rentável e condizente com a nova economia”, disse. A previsão de Haddad é que a emissão dos papéis aconteça ainda neste ano, até novembro, mas a data exata vai depender da janela de oportunidade do mercado.
O lançamento dos títulos sustentáveis no mercado externo faz parte de uma agenda mais ampla do Ministério da Fazenda, chamada de “Plano de Transformação Ecológica”. Essa agenda inclui a regulamentação do mercado de carbono e a taxonomia verde, entre outras ações. A ação colocará Marina Silva de volta aos holofotes do governo.