17/09/2024 - 19:40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar nesta terça-feira uma medida provisória para liberar 514 milhões de reais em crédito extraordinário prioritariamente para o combate aos incêndios florestais espalhados pelo país, anunciou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
+ Lula sanciona com vetos lei que desonera 17 setores da economia; entenda
Além desse valor, um novo crédito será liberado posteriormente a partir de reuniões de análise que o governo federal fará com governadores e outras autoridades dos Estados mais afetados pelas queimadas, acrescentou o ministro.
Costa disse ainda, durante reunião liderada por Lula com ministros e chefes de Poderes para tratar do combate aos incêndios, que o governo editará uma outra medida provisória para a flexibilização da legislação para que o BNDES possa fazer uma liberação mais rápida de recursos do Fundo Clima.
O Brasil tem enfrentado uma crise climática grave causada por uma seca recorde e queimadas que atingiram a Amazônia, o Pantanal e também o interior de São Paulo e áreas do Centro-Oeste.
Na abertura da reunião no Palácio do Planalto, Lula disse que os incêndios florestais que assolam o país têm fortes indícios de serem criminosos, e que “cheira a oportunismo” de alguns setores querendo criar confusões no país.