O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, exonerou nesta segunda-feira, 23, chefes de 11 distritos responsáveis pela saúde das comunidades indígenas. A mudança ocorre dois dias após Lula ter viajado para Roraima por conta de denúncias sobre a precariedade da situação de yanomâmis.

Após a visita a tribos indígenas, o presidente da República usou sua rede social para acusar o governo do antecessor Jair Bolsonaro de patrocinar o genocídio dos yanomâmis. “Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro.”

+ ‘Governo irá agir pela defesa de povos indígenas’, diz ministro da Integração

No domingo, 22, Bolsonaro reagiu. Usando sua conta do Telegram, o ex-presidente que está nos Estados Unidos disse que a esquerda está promovendo “mais uma farsa”, mesmo com todas as imagens que circularam pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. Ele listou 20 ações que teriam sido feitas durante sua gestão entre 2020 e 2022 para atender a população yanomâmi.

O senador Flavio Bolsonaro repetiu o pai e também usou as redes sociais para contestar as acusações de abandonos dos indígenas no governo passado.

Veja a lista dos exonerados:

Eloy Angelo dos Santos Bernal – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Porto Velho.

Alberto José Braga Goulart – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Maranhão.

Luiz Antonio de Oliveira Junior – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Mato Grosso do Sul.

Audimar Rocha Santos – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Cuiabá.

Marcio Sidney Sousa Cavalcante – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Leste de Roraima.

Átila Rocha de Oliveira – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Parintins, no Amazonas.

Igle Monte da Silva – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Alto Rio Juruá no Acre.

Gabriel Ribeiro Santos – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Minas Gerais e Espírito Santo.

Alexandre Rossettini de Andrade Costa – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Interior Sul.

Adilton Gomes Assunção – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Bahia.

Ruy de Almeida Monte Neto – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Ceará.