03/05/2024 - 7:35
O governo federal, nesta quinta-feira, 2, confirmou a aplicação das provas do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) ou o chamado “Enem dos Concursos”, em todo o país, para o próximo domingo, 5.
Devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo ressalta que passou a monitorar a logística para a realização do certame no estado.
+ ‘Enem dos Concursos’: veja documentos de identificação que serão aceitos para fazer prova
+ ‘Enem dos concursos’ terá 3.665 locais de prova; veja como consultar sala e horário
Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade.
Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.
No entanto, em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do estado.
“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.
No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.
Segundo o MGI, agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e das Forças Armadas vão atuar para garantir a normalidade na aplicação das provas, incluindo eventual desimpedimento das rotas de acesso. O próprio governo federal informou que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais que cortam o estado.