Uma portaria da Secretaria de Comunicação do governo Federal foi distribuída nesta quarta-feira (29) pedindo que perfis de órgãos federais nas redes sociais sejam ocultados até o fim das eleições. 

No site da Secom há um aviso de que, por conta da legislação eleitoral, os perfis oficiais do governo federal serão substituídos por redes provisórias. No twitter, as redes @planalto @govbr e @secomvc serão substituídas pela @govdobrasil.

+Governo central tem déficit primário de R$39,4 bi em maio, maior que o esperado 

https://twitter.com/gov_dobrasil/status/1541949604903755776

As alterações precisam ser feitas até a próxima sexta-feira (1º), quando a legislação eleitoral fica mais rígida acerca de propaganda irregular em órgãos públicos. 

Trecho da portaria da Secom sobre as eleições 2022/ Crédito: Portal Metrópoles

Mudança é de praxe 

Meses antes das eleições presidenciais, é praxe que as contas oficiais de alguns órgão sofram com mudanças. As redes não podem fazer menção a nenhum candidato ou associações ao governo. São permitidas publicações com informações sobre atos, ações, programas, serviços e campanhas de caráter educativo ou informativo. 

Com essa interpretação de lei eleitoral, o governo busca se precaver de apresentar nas redes sociais qualquer postagem que possa ser considerada propaganda irregular ou uso da máquina pública para divulgação de candidato.