O Governo Federal publicou edital para preencher 3.184 vagas do programa Mais Médicos, que visa levar atendimento aonde há escassez de profissionais. O prazo para inscrições iniciou nesta terça-feira, 2, e segue até as 18h de sábado, 6.

Os contratados receberão bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. A expectativa é de que os profissionais sejam responsáveis pelo atendimento de 10,6 milhões de brasileiros.

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil tem preferência na seleção. O quadro completo de vagas está disponível neste link.

As inscrições validadas serão publicadas em 8 de julho. Entre 9 e 11, os profissionais selecionados serão divulgados, com seu respectivo local de atuação.

Seleção

Os médicos serão selecionados de maneira eletrônica, através de um sistema de pontuações concedidas de acordo com sua formação educacional e experiência profissional. O quadro de pontos aparece no edital completo, que pode ser acessado neste link.

Serão ofertadas 20% das vagas de acordo com cotas étnico raciais, e outros 8% para pessoas com deficiência (PCD).  “Pela primeira vez o edital é feito seguindo a política de cotas aprovada em lei que é prioridade do Governo Federal. Cumprimos, assim, a nossa visão de inclusão”, afirmou a ministra da saúde, Nísia da Trindade.

A ministra comentou ainda a meta do governo de aumentar ainda mais as vagas do Mais Médicos. “Quando assumimos o governo, havia ainda 12 mil médicos. Com esse edital, nós retomamos a meta dos 28 mil médicos”, disse.