O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, afirmou que o governo vai criar até abril um programa de renegociação de dívidas voltado para empresas de pequeno porte. A iniciativa teria os mesmos moldes do Desenrola, que foca em pessoas físicas.

A demanda foi externada pelo ministro após o sucesso da iniciativa para liberação de crédito. “Queremos fazer um Desenrola para pessoa jurídica, nos mesmos moldes de pessoas físicas”, disse ele.

+ Lula diz que trabalho de Haddad o tornará no “melhor ministro da Fazenda do País”

Ao renegociar as dívidas, as pessoas jurídicas terão condições de recontratar crédito e voltar a crescer, tudo isso em um momento em que a economia dá sinais de reação. Para estimular, o ministro afirmou que disponibilizará R$ 30 bilhões para MEIs e empresas enquadradas no Simples Nacional.

“Muitas vezes, R$ 10 mil salva uma empresa. Queremos chegar nesse empreendedor e mostrar que ele também é visto e será amparado”, disse. O plano de um Desenrola para PJs também já foi citado por Lula algumas vezes. “Temos o Refis para as grandes empresas e soluções para as pessoas físicas. Mas onde os pequenos empresários estão abarcados? Em nenhum dos casos. Isso tem que mudar”, disse Lula em um evento sobre empreendedorismo no Rio de Janeiro, em novembro.

Um Desenrola nesses moldes não deve enfrentar barreiras de aprovação na Câmara, mas ainda não há data para envio do projeto.