O governo federal planeja tornar o litoral brasileiro mais atrativo para investidores e turistas. O plano é privatizar ou conceder áreas públicas em praias do país para estimular o investimento de grupos hoteleiros e o recebimento de cruzeiros internacionais. A intenção é construir no litoral brasileiro diferentes Cancúns —destino mexicano famoso pelos resorts.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o projeto prevê o lançamento de uma fase piloto voltada a Angra dos Reis (RJ), Maragogi (AL), Cairu (BA) e região de Florianópolis (SC).

+ Governo conta com privatização da Eletrobras até janeiro, diz secretário

Se for para frente o projeto, imóveis à beira-mar seriam privatizados para a construção de hotéis e resorts. Além disso, o governo prevê conceder à iniciativa privada ativos inalienáveis —como faixas de areia, áreas de ilhas e espelhos-d’água para a construção de infraestruturas como píeres e marinas.

Até mesmo a concessão do forte do Morro de São Paulo, construção de 1630 protegida pelo Patrimônio Histórico Nacional, que fica no município baiano de Cairu, estaria nos planos de privatização.

Chamado de Praias do Brasil, o programa é  liderado pelo Ministério da Economia em parceria com as pastas do Turismo, Meio Ambiente e Infraestrutura.