09/02/2015 - 14:45
As grandes redes de farmácias alcançaram em 2014 faturamento de R$ 32,39 bilhões, um crescimento de 12,81% sobre 2013, de acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) em parceria com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). Em nota, a associação destaca que o setor não viu a retração do comércio varejista. Desde 2010 o faturamento cresceu 90,34%, ainda conforme o estudo.
O segmento de destaque é o de não medicamentos – ou seja, produtos de perfumaria, higiene e beleza -, que teve alta de 14,69% em 2014, para cerca de R$ 10,71 bilhões em vendas, o que representa 33% do faturamento total.
Em nota, o presidente da Abrafarma Sérgio Mena Barreto diz que o consumidor busca proximidade, conforto e diversidade de itens. “São clientes mais exigentes que se preocupam com a saúde e vaidade, buscando uma oferta e mix de produtos como os encontrados nas grandes redes de drogarias americanas que se assemelham às lojas de conveniência”, afirma.
O número de clientes atendidos cresceu 4,1% no ano e o total de lojas, 9,54%, para 5.570. A Abrafarma reúne as 29 maiores redes de farmácias do País, as quais representam cerca de 40% das vendas de medicamentos no País.