“Dar um bom nó de gravata é o primeiro passo sério na vida de um homem.” A frase, dita no século XIX, é do escritor irlandês Oscar Wilde, famoso pela elegância dândi. Mencionada até hoje, é uma espécie de lema do que a peça do vestuário masculino significa para o mundo da moda. Reinventá-la tornou-se hábito. Os europeus, principalmente os italianos, não param de inovar. Uma tendência virou febre na primavera do Velho Continente em 2003: o acessório na cor púrpura, um vermelho forte puxado para o violeta presente nas coleções de grifes como Ferragamo, Gucci e Armani.

Bilionários e políticos do mundo inteiro aderiram ao tom ? uma derivação, em modo mais ousado e para muitos corajoso, do clássico vermelho. Entre eles estão Lapo Agnelli, herdeiro do grupo Fiat, Filiberto Emanuelle, o príncipe-consorte da Itália, David Tang, o imperador chinês da seda, e George Bush pai, o ex-presidente dos Estados Unidos. Desfilam pelos salões do poder com a mesma desenvoltura com que vestem as gravatas descontraídas. O sucesso dos modelos púrpuras, dizem os profissionais que trabalham com cores e criação, está intimamente relacionado ao comportamento das pessoas que as exibem no pescoço. É quase um retrato psicológico. ?Também remete ao aspecto emocional?, diz Eric Eroi Messa, professor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). É pos-
sível fazer analogia com outros produtos de consumo e estilo que induzem ao modo de ser mercurial. Uma Ferrari vermelha, o ícone da marca italiana, por exemplo, representa a euforia. ?A pessoa vê o carro e quer pisar no acelerador?, diz Messa. ?Não aconteceria o mesmo com uma cor mais fria.?

No Brasil, ainda há um certo tabu a ser quebrado. ?O brasileiro é mais conservador, gosta de gravatas escuras e clássicas, sem grandes ousadias?, diz Nícia Maria Monteiro Alves, consultora de moda. Apesar disso, o estilista Ricardo Almeida apostou algumas fichas na tendência da cor escarlate. ?Quem provou gostou do efeito?, diz ele. Aposta-se que fará sucesso porque combina com clima quente e sol. Quem cuida do visual de celebridades e presta consultoria na área aconselha o uso, embora com cuidado. ?Desde que não seja de qualquer jeito?, diz Nazareth Amaral, a assessora de moda do presidente Lula. O mais indicado é trajá-la com camisa clara. ?De preferência as brancas ou gelo?, recomenda. (Leia outras dicas no quadro abaixo) .