A Great Wall Motors confirmou o lançamento do SUV Haval H6 no Brasil. Ele integra o pacote de 10 lançamentos que a marca chinesa terá no mercado brasileiro dentro dos próximos três anos. Atualmente, o modelo é oferecido em mais de 60 países.

Apresentado em 2011, o Haval H6 está hoje em sua terceira geração. O SUV tem 4.653 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 2.738 mm de distância entre os eixos e concorre nos mercados globais com rivais como VW Tiguan e Toyota RAV4.

+ Aposta de Musk no Twitter aumenta frenesi por ações meme

O Haval H6 será vendido no país em opções híbridas, um projeto recente e que ainda não está em nenhum outro mercado. O protótipo já chegou ao Brasil para testes e vai iniciar sua rodagem inteiramente camuflado.

A motorização também é inédita. O SUV será oferecido no país com duas opções de motorização: uma híbrida convencional (com um motor a combustão e um motor elétrico) e outra híbrida plug-in (com a bateria do motor elétrico sendo recarregada também pela tomada).

O trem de força poderá oferecer até 430 cv de potência e 762 Nm (77,70 kgfm) de torque. Com isso, sua aceleração é de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Além disso, a GWM promete uma autonomia elétrica de 200 km para o automóvel.

O Haval H6 é o primeiro veículo confirmado para o país pela Great Wall, com o início de suas vendas – ainda sendo importado da China – prevista para o final de 2022. A marca comprou no ano passado a fábrica de Iracemápolis (SP) da Mercedes, onde deve iniciar a produção da versão nacional do SUV a partir do segundo semestre de 2023.