Em menos de uma semana, em maio, duas novas marcas de maquiagem foram lançadas no Brasil. A notícia, provavelmente, não chamaria muita atenção se as novatas fossem populares, de preços acessíveis e voltadas à classe C. Mas não é esse o caso. Trata-se de duas grifes tradicionais da indústria da beleza: a francesa Make Up For Ever – marca adorada por Kate Middleton, duquesa de Cambridge, mulher do príncipe William, da Inglaterra, e a mais usada pelas estrelas do cinema hollywoodiano – e a americana bareMinerals, que não possui conservantes. Como comparação, as duas marcas chegam ao mercado nacional com preços entre quatro e seis vezes superiores às das líderes Natura e Avon, acessível a um nicho mais restrito e seleto de consumidoras.

 

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Apostas feitas: Jochen Milke, diretor-executivo da bareMinerals no Brasil,

espera que o País se torne o segundo maior mercado

consumidor das Américas.

 

Antes de desembarcar no País, as duas empresas fizeram um estudo de mercado local, onde a indústria da beleza faturou R$ 40,4 bilhões no ano passado, um aumento de 33% em relação a 2010. “Entre todas as marcas que os brasileiros queriam ver aqui, a nossa foi a segunda mais desejada”, diz o americano JP McCary, gerente-geral da Make Up For Ever para as Américas, sem revelar outros detalhes da pesquisa. “Não enxergo o Brasil como um teste para a América Latina”, afirma o alemão Jochen Milke, diretor-executivo da bareMinerals no País. “Viemos para ficar.” Tanto a bareMinerals – adquirida pela gigante japonesa Shiseido em 2010 – quanto a Make Up For Ever, que pertence ao grupo francês Louis Vuitton Möet Hennessy (LVMH) desde 1999, já cobiçavam o mercado nacional. 

 

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Queridinha das famosas: a linha HD, carro-chefe da Make Up For Ever, é uma das preferidas das estrelas,

como a princesa Kate Middleton (à esq.) e a atriz Angelina Jolie.

 

No caso da Make Up For Ever, o interesse se intensificou assim que a loja de departamentos de produtos de beleza Sephora, que também pertence à LVMH, anunciou o início de suas operações no Brasil. “Estávamos trabalhando no lançamento da marca no Brasil há três anos e, quando soubemos que a Sephora também vinha, decidimos na hora que ela seria a parceria ideal”, afirma McCary. Enquanto a Make Up For Ever espera a abertura da loja física da Sephora, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo – prevista para o dia 15 de junho –, tem seus produtos disponíveis para venda no site da Sack’s Perfumaria. De um total de 1,5 mil itens no portfólio da Make Up For Ever, a estreia no País terá, inicialmente, 600 produtos, entre bases, corretivos e batons. 

 

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McCary, da Make Up For Ever: ”Entre todas as marcas que as brasileiras

queriam ver aqui, a nossa foi a segunda mais desejada.

Por isso, viemos para ficar”.

 

As linhas que devem fazer mais sucesso por aqui, segundo o executivo, são a Acqualine – com produtos à prova d’água ideais para o clima tropical do Brasil – e o carro-chefe da marca, a HD, a mais utilizada pelas estrelas de Hollywood por cobrir as imperfeições da pele até nas precisas câmeras de alta definição. E os planos de lojas próprias? “Quero entender o mercado e as consumidoras antes de trazer mais produtos ou pensar em aberturas de butiques”, diz McCary. A expectativa é grande. Segundo ele, o Brasil deverá representar, em dois anos, o segundo mercado principal da marca nas Américas, depois dos EUA. 

 

Hoje, os países com maior fatia no faturamento da Make Up For Ever são os EUA, a França, China e Coreia do Sul. Porém, a intenção da marca, de acordo com McCary, não é apenas aumentar suas vendas, mas ser conhecida em todo o mundo. “Não precisamos ampliar nosso faturamento, mas sim diversificar nossa presença mundialmente.” Apesar de também contar com a Sephora como parceira nas vendas, a bareMinerals chega ao Brasil com uma estratégia diferente de sua concorrente. Logo de início das operações, serão abertas duas lojas em São Paulo, em junho. Para o segundo semestre, estão previstas outras três lojas, ainda sem localização definida. “É um plano de expansão agressivo”, afirma Milke. 

 

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Maquiagem de qualidade: a estreia da Make Up For Ever no Brasil traz, inicialmente,

400 dos 1,5 mil itens presentes no portfólio da empresa.

 

“Em 2013 pretendemos inaugurar de 15 a 20 butiques em todo o Brasil.” Dentro das lojas, haverá maquiadoras para aplicar o produto nas clientes, uma prática ainda pouco comum no Brasil. Segundo Milke, esse é um modo de divulgar a marca, ainda desconhecida no País. “Apostamos que o Brasil se torne o terceiro mercado, atrás apenas dos EUA e da Inglaterra.” Para Fernando Torquatto, um dos mais conhecidos maquiadores brasileiros, a chegada de grifes de beleza e moda é muito bem-vinda no País. “As brasileiras passaram a se maquiar mais nos últimos seis anos”, afirma Torquatto. As brasileiras, que antes precisavam viajar para o Exterior para comprar maquiagens, agradecem.