23/02/2022 - 22:06
O Grupo Heineken anunciou, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, um investimento de R$320 milhões em práticas de ESG nas fábricas da marca no estado.
A sigla significa environmental, social and governance (meio ambiente, social e governança em tradução livre) e tem como objetivo que as empresas adequem os seus procedimentos nas fábricas para em uma agenda mais alinhada com os compromissos nessas áreas.
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“Quando praticamos com transparência e alinhado ao propósito e aos valores da companhia, as práticas do ESG reduzem potenciais riscos operacionais e de imagem e aproximam mais a organização de seus públicos, além de contribuírem para o fortalecimento da reputação de forma genuína”, explicou o vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem.
Ampliação da energia renovável e aproveitamento de vidro
Grande parte dos investimentos anunciados pela empresa serão usados na ampliação do uso de energia renovável nas caldeiras de biomassa nas fábricas de Itu, Araraquara, Jacareí e Campos dos Jordão.
Outra preocupação será na eficiência hídrica e também na circularidade das embalagens de vidro que são negociadas com restaurantes, bares e casas noturnas. Homem destaca alguns dos programas que a companhia já colocou em funcionamento no Brasil e reforça que a marca quer uma circularidade de 100% na embalagens de vidro utilizadas em restaurantes até 2025 por meio de programas de logística reversa.
“Um dos exemplos é o programa Volte Sempre, ação que trabalhamos em conjunto com parceiros e foi iniciada na cidade de São Paulo e teve a segunda fase piloto realizada em Belo Horizonte, que estimula a reciclagem de vidro com máquinas de tritura do material e geram vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do vidro. Outro projeto é o Programa S0+MA Vantagens, que une a preocupação ambiental com a social, permitindo o acúmulo de pontos a cada material reciclável entregue pelos participantes, os quais podem ser trocados por produtos essenciais de higiene e alimentação ou cursos profissionalizantes”, diz.
O vice-presidente também destacou que a empresa lançou um programa que promete levar energia verde para bares de 19 cidades brasileiras, o que fará com que os estabelecimentos economizem até 40% na conta de luz.
Aumento da produção
Outra novidade que foi anunciada é a ampliação das plantas em São Paulo. Homem afirmou que a empresa vai gerar até 400 empregos no estado durante as obras de expansão.
Além disso, a versão sem álcool da Heineken também vai ganhar um incremento na produção durante esse ano e o investimento da marca pode fazer com que essa produção dobre de volume.
“Nossa versão zero álcool vem impulsionando este mercado desde o seu lançamento, contribuindo para a adoção de um consumo mais equilibrado da bebida por parte dos consumidores, frente que também é parte importante das nossas metas e compromissos com o ESG”, encerrou.