Uma das principais frases creditadas ao icônico arquiteto e designer americano Charles Eames, criador da cadeira Eiffel e da poltrona que ganha seu nome é: “Detalhes não são detalhes. Eles fazem o design”. E é seguindo essa lógica que o Grupo Sierra quer ganhar o mundo. Criada em Gramado (RS), em 1990, a moveleira tem nos últimos anos levado suas criações e produções autorais para além do solo brasileiro.

A expansão começou pela América Latina até chegar aos Estados Unidos, com uma loja na Flórida. E, agora em outubro, a empresa pretende conquistar o velho mundo com a chegada a Lisboa, em Portugal.

A escolha geográfica leva em consideração o reconhecimento de marca e a proximidade com o público brasileiro. “O crescimento para América Latina e EUA reforçam isso ainda mais. Agora, começando por Portugal, a Europa irá se tornar um destino para a Sierra também”, disse o presidente do Grupo Sierra, André Tissot.

Criações têm estilo contemporâneo, com muito uso de formas orgânicas, madeira maciça, couros e tecidos nobres

As criações da Sierra seguem o design contemporâneo, com muito uso de:
* formas orgânicas,
* madeira maciça,
* pedras,
* couros,
* tecidos nobres.

Em tempos de tendências imediatas, a empresa busca unir a atemporalidade com aquilo que está em alta no gosto dos consumidores. “Os produtos tendem a ser atemporais, altamente customizáveis e com certa influência das tendências, obviamente, mas que possam ser usados por muito tempo, não sendo peças específicas para uma temporada”, afirmou Tissot.

A maioria das peças comercializadas é assinada pelo Studio Sierra, e tem o presidente também à frente do design.

No mercado externo, a marca está presente em 11 países, com lojas exclusivas no seguintes países:
* Chile,
* Uruguai,
* Argentina,
* Panamá,
* Paraguai,
* Peru,
* Colômbia,
* República Dominicana,
* Bolívia,
* Estados Unidos.

As exportações representam 20% da produção do grupo, feita inteiramente na fábrica de Gramado. O espaço possui 80 mil m² e gera mais de 450 empregos diretos.

A unidade recebeu investimento de R$ 4 milhões para compra de maquinário de última geração para metalurgia e para usinagem de pedras e mármores.

A cidade também é a casa de uma loja conceito da marca com mais de 3,2 mil m². São mais de 700 produtos expostos em 25 ambientes, organizados para jantar, living, dormitórios e garden. A loja possui assessoria para projetos de interiores, tanto para o consumidor, como para profissionais.

André Tissot, presidente do Grupo Sierra: “Começando por Lisboa, em Portugal, a Europa irá se tornar também um destino para os produtos da Sierra”

Até o final deste ano, com a abertura das lojas estrangeiras planejadas, a previsão é que as exportações representem de 28% a 30% do faturamento, aproximadamente, além de ajudar no crescimento de 20% da empresa.

Em 2022, o grupo reportou faturamento de R$ 400 milhões. Essas vendas internacionais da Sierra Móveis completam um cenário milionário do comércio exterior brasileiro. Até julho deste ano, o País já exportou US$ 494,13 milhões, 12,6% a menos que no mesmo período do ano passado, em móveis e colchões, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Os Estados Unidos são o principal mercado de destino desses produtos, seguido da Argentina.

Nova marca

Em seu plano de expansão, o Grupo Sierra também lança a Áltimo Mobili, voltada para atender as multimarcas, canal de venda não suportado pela Sierra. A nova marca terá no portfólio peças de mobiliário que vão do clássico ao contemporâneo, e, claro, levará em consideração na criação as tendências de design.

A expectativa é que a Áltimo Mobili também chegue ao mercado internacional. Com inspiração italiana para o nome, segundo Tissot, “‘Alti’ remete ao alto nível de detalhes”, enquanto “‘mobili’, lembra movimento, a inquietude para lançar a cada nova coleção peças do mobiliário contemporâneo.”