27/02/2024 - 16:22
Se até poucos anos o vinho era visto como uma bebida exclusiva de classes mais altas ou um produto premium, distante da realidade da maior parte dos brasileiros, isso vem mudando aos poucos durante os anos. O Grupo Vino! conta com 52 franquias abertas e outras 64 em processo de implantação, e o faturamento já bateu R$ 45 milhões em 2023. O grupo espera que o número de unidades cresça 100% em 2024.
“Em 2015 eu e os demais sócios nos reunimos com a intenção de montar um negócio inovador no mercado nacional de vinhos. Um bar de vinhos em sua concepção mais pura”, explica Bernardo Baggio, sócio-fundador do Grupo Vino!
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A formatação do modelo de franquias levou alguns anos, e em 2021 o projeto foi oficialmente iniciado, com a primeira unidade franqueada sendo implantada em Brasília. Atualmente, a empresa possui franquias em mais de 20 estados brasileiros e, em 2024, busca manter ativa a cultura construída de propagar a democratização do consumo de vinho pelo país.
“O grande foco em 2024 será na ampliação do portfólio de vinhos exclusivos da marca, trazer aos nossos franqueados e aos seus clientes o que há de melhor no mundo dos vinhos, a diversidade e qualidade por um valor coerente”, comenta Baggio.
Além de olhar para o mercado nacional, Bernardo explica que uma expansão internacional está nos planos da empresa para os próximos anos. “A expansão internacional está no nosso radar, e já iniciamos algumas conversas, mas é algo que depende de uma estruturação alheia da que temos no mercado nacional, outras legislações, culturas e realidades mercadológicas”, detalha.
Democratização do acesso ao vinho
Lugares que servem vinhos no Brasil, de modo geral, ainda são muito formais e voltados para um público seleto, além disso, os produtos oferecidos são majoritariamente importados. A criação da empresa foi pensada para ir na contramão deste padrão estabelecido.
“Primeiro, nos propusemos o desafio de buscar vinhos especiais, feitos por pequenos produtores, que advogam contra uniformização dos sabores, aromas e estilos, e trabalham para produzir vinhos com identidade própria”, explica Bernardo.
As unidades do grupo contam com mais de 500 vinhos em seu portfólio, além de um cardápio de comida ítalo mediterrânea, e taças a partir de R$20.
“As casas são verdadeiros bares de vinho, à semelhança do que se vê mundo afora, com ambientes informais, descontraídos, música e astral elevado. Bons vinhos, boa comida e preços justos, onde todos são bem vindos”, finaliza.