Com 90 anos recém-completados, o Grupo Zaffari vive um momento de plena expansão. Gaúchos donos da rede Bourbon Shopping, os Zaffari inauguraram um novo centro comercial em Porto Alegre no fim de outubro e já miram o crescimento da operação em São Paulo, incluindo a obra de um complexo multiuso e novos supermercados.

A estratégia é ampliar a presença na região metropolitana da capital paulista, com novos empreendimentos e mais supermercados. Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, Claudio Luiz Zaffari revelou que, no ano passado, o planejamento do grupo previa investimentos de R$ 1 bilhão até 2027 na expansão nacional — valor que, segundo ele, deve ser revisado para cima já no início de 2026.

+METRO QUADRADO: A estratégia do Carrefour para seus terrenos ociosos

Uma das principais obras será em frente ao shopping do grupo na Zona Oeste de São Paulo, na Rua Palestra Itália, onde fica o Allianz Parque. Desde 2008 no bairro, após adquirir o antigo Shopping Matarazzo, o Zaffari vem comprando, aos poucos, imóveis vizinhos, terreno a terreno para viabilizar a expansão.

Novo terreno que o Bourbon expandirá seus negócios (Crédito: Divulgação)

“Nosso plano ainda está em estudo, mas queremos implementar um conceito combinado de comércio, serviço e habitação. A expectativa é que o complexo ganhe bastante relevância com a nova estação do metrô Pompeia”, explica o executivo.

O futuro empreendimento ficará a apenas 200 metros da estação Sesc Pompeia da Linha 6-Laranja, prevista para ser inaugurada em 2026.

Uma pastelaria no caminho

Para que a expansão fosse possível, Claudio Zaffari precisou negociar individualmente, durante anos, com os proprietários dos imóveis que compõem o terreno de 5 mil metros quadrados. O último deles era uma tradicional Pastelaria Brasileira — justamente a peça que faltava para completar o lote.

Após longas tratativas, a transação foi finalmente concluída. Sem revelar valores, Zaffari afirma que o acordo foi vantajoso para ambas as partes: a pastelaria continuará existindo, mas em um novo endereço no mesmo quarteirão. Obras iniciarão após a empresa entrar em acordo com a incorporadora que tocará o projeto.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) existe no momento um projeto em análise para a construção de um empreendimento com duas torres no local.

Veja a nota da SMUL:

“A SMUL informa que está em análise um pedido de Alvará de Aprovação de Edificação Nova para o terreno localizado na esquina da Av. Pompéia com a Rua Palestra Itália. O documento, no entanto, não autoriza o início das obras.

O projeto apresentado prevê a construção de um empreendimento com duas torres, destinado a uso misto, contemplando as subcategorias R2v-3 (conjunto residencial), nR1-2 (comércio de alimentação de pequeno porte) e nR2-2 (comércio especializado). A proposta prevê uma área construída total de 40.443,08 m².”

Zaffari não quer parar por aí

A empresa, que ingressou no segmento de shopping centers em 1991, possui hoje 14 empreendimentos — sendo 12 com a bandeira Bourbon Shopping (11 no Rio Grande do Sul e 1 em São Paulo) e outros dois em Porto Alegre: o Moinhos Shopping e o Shopping CenterLar. Em 2024, o grupo registrou faturamento próximo de R$ 9 bilhões.

Supermercado Zaffari (Divulgação)

Além da expansão do Bourbon Pompeia, o Zaffari vai assumir o espaço do antigo Carrefour no Shopping Center Norte, em 2026. O grupo também prepara um projeto atacadista em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo.

“O segmento supermercadista está em transformação. Muitas redes e edificações antigas estão sendo substituídas. Grandes supermercados deixaram de operar, o que abriu espaço para renovação e modernização. Buscamos empreendimentos bem localizados, acessíveis e adaptados às novas dinâmicas urbanas. O Zaffari é uma empresa sem pressa — mas com foco em fazer cada loja da forma certa”, conclui o executivo.