Representantes de Kiev e Moscou encontram-se nesta segunda-feira (7), desde às 11h (de Brasília), para a terceira rodada de negociações. A reunião foi confirmada por um dos negociadores ucranianos em mensagem escrita em rede social.

A Rússia diz que começou um cessar-fogo nesta manhã para abrir corredores humanitários à fuga de civis em Kiev, Khariv, Mariupol e Sumy. Porém, a Ucrânia rejeitou a proposta de que sua população civil só poderia deixar o país se seguissem para Belarus ou à própria Rússia.

+ ONU confirma mais de 400 mortes de civis na Ucrânia
+ Moscou pagaria até US$ 300 a mercenários sírios para lutar na Ucrânia, diz jornal

Segundo a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereschuk, a proposta seria “inaceitável”.

O conflito entra no 12º dia de duração e fez 1,7 milhão de pessoas deixarem a Ucrânia, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda (7).

Nas negociações, a Rússia exige o fim da resistência ucraniana, o reconhecimento da Crimeia como território russo e a independência de Donetsk e Luhansk, além de não ingressar na Otan. A proposta de cessar-fogo foi sugerida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em diálogo com Putin neste domingo (6).

Troca de acusações e peso das sanções econômicas

Enquanto autoridades ucranianas dizem que não houve licença à criação do corredor humanitário, o Kremlin afirma que a Ucrânia impede a retirada de civis das áreas de conflito.

Um cessar-fogo havia sido negociado na última quinta (3), mas teria sido descumprido no final de semana, com um lado culpando o outro pelo fracasso do acordo temporário.

Embora Putin pareça inflexível, Moscou começa a sentir os efeitos das sanções econômicas ocidentais, como a retirada do país do Swift, sistema bancário internacional. Especialistas estimam que a guerra na Ucrânia custe 15 bilhões de libras por dia ao governo russo: aproximadamente R$ 103 bilhões.

O aperto ao cerco à elite econômica russa que apoia Putin também começa a gerar desgaste em Moscou. No entanto, como força militar russa é muito superior à ucraniana, as negociações tornam-se imprevisíveis.