27/10/2010 - 21:00
A mobilização de grupos religiosos tem surpreendido candidatos e marqueteiros que estão se desdobrando para acertar o tom dos discursos e da conversa com líderes católicos e evangélicos. É legítimo que temas como aborto e casamento entre homossexuais estejam conduzindo a disputa. Afinal, os cidadãos têm direito de saber o que defendem seus candidatos, de forma clara e transparente. Daí em diante, quem decide é o eleitor.
1 – Big business
Publicidade
O poderoso grupo inglês de comunicação WPP aumentou seu apetite para comprar uma das maiores agências de publicidade do Brasil. Sir Martin Sorrell, big boss da WPP, já conversou com o publicitário que comanda o grupo nacional. O negócio esquentou – e muito – nas últimas duas semanas. Se concluído, será o maior negócio da publicidade brasileira já realizado até hoje.
2 – Autos
Recorde
As vendas das três versões do Porsche Panamera surpreenderam a Stuttgart Sportcar, importadora da marca no País. Até agora, já foram vendidas 120 unidades, mais do que o dobro da meta prevista. Os carros custam em média R$ 500 mil. Até a Porsche na Alemanha espantou-se com os resultados.
3 – Destino Brasil
Desejado
Uma comitiva de executivos da rede de hotéis de luxo Jumeirah, de Dubai, virá ao Brasil na próxima semana. Gary Schweikert, VP do Grupo,quer operar dois hotéis no País. Quando e onde, dependerá dos contatos que fará por aqui. Dinheiro é o que não vai faltar. A rede Jumeirah pertence aos emires Al Maktoum, os bilionários donos, entre outros grandes negócios, da companhia aérea Emirates e do mega Aeroporto Internacional de Dubai.
4 – Energia
Luz de velas
A Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia do País, está investindo R$ 100 milhões em novas tecnologias, infraestrutura e treinamento de pessoal. O aporte também reforçará o atendimento ao aumento do consumo de energia durante o próximo verão. A rede atende 11 cidades do litoral de São Paulo. E nesta temporada, com a economia aquecida, o consumo de energia vai aumentar. E muito.
5 – Vendas
Força
José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, comemora. A Kia cresceu 158% em volume de vendas em relação a 2009 e fechará 2010 com 58 mil unidades emplacadas. Os responsáveis? Os bons resultados dos modelos Cerato, Sportage e Picanto, que representam 60% do total de vendas, e o lançamento de modelos como Koup, Optima e Cadenza. E vem mais por aí.
6 – Atacado
Expansão
De olho na demanda aquecida por produtos diferenciados no segmento alimentício, o Makro vai investir R$ 15 milhões na expansão do modelo de negócios “loja dentro da loja”, ainda este ano. A loja de vinhos e bebidas, um espaço com produtos exclusivos e sofisticados, a preço de atacado, por exemplo, saltará de seis para nove lojas nas unidades da rede espalhadas pelo País. É o luxo ganhando escala.
7 – Hotelaria
Presença
Roland de Bonadona quer aumentar o market share dos hotéis do Grupo Accor. O presidente do grupo francês na América Latina quer instalar 300 hotéis na região em 2015, praticamente o dobro da sua atual presença. Hoje, a rede
opera 163 hotéis, em oito países.
8 – Green business
Salto
Daniel Klabin Wurzmann, presidente da KM Papel, está mais do que satisfeito com os resultados de sua pioneira linha de papel branco reciclado – única na América Latina. O faturamento saltou para R$ 2 milhões, em menos de dois meses. Em outubro, vai bater os R$ 3 milhões/mês.
9 – Telefonia
Frágil demais
Quase 5% dos donos de iPhone 4 já levaram seu aparelho para a assistência com um painel de vidro quebrado. Os números também mostram que 82% de todos os acidentes com o celular envolvem painéis de vidro rachados. O fato é que o novo gadget é significativamente mais suscetível a danos físicos do que seu predecessor. A celebrada Apple tem que solucionar o pepino. E rápido. Usuários do iPhone 4 já começam a fazer protestos pelas redes sociais.
10 – Destino
The Clif Bay, Ilha da Madeira
O The Cliff Bay Hotel se ergue no alto de uma falésia na Ilha da Madeira, em Portugal. Rodeado por jardins, tem vista privilegiada para a baía da cidade de Funchal. O hotel oferece acesso direto e privativo ao Atlântico, três restaurantes, quatro bares, uma piscina de água doce e outra de água salgada ao nível do mar. Destaque para o centro de mergulho e para os miradouros sobre a Baía dos Piratas, além de completo spa, com gazebo para massagens, jacuzzi, banho turco e sauna. As diárias custam em média 300 euros. www.portobay.com
11 – Mercado náutico
Avante
O mercado náutico brasileiro cresceu mais de 20%. Dos US$ 424 milhões em 2006, saltou para US$ 510 milhões em 2009. E o valor deve aumentar, já que o Brasil tem um barco para cada 300 habitantes. Na Europa, a média é de 1 para 60.
12 – Objeto de desejo
Lambe-lambe
A Leica acaba de lançar 500 exclusivos exemplares da máquina fotográfica Leica M9 Titanium, uma edição especial desenhada pela equipe da Audi Design. O lançamento tem 18 megapixels de resolução, obturador supersilencioso e Photoshop integrado. A câmera é feita de titânio e tem monitor de vidro de safira, resistente a riscos. Cada peça custa “apenas” 22 mil euros.
13 – Entrevista
Paulo Kakinoff, presidente da Audi no Brasil
O Brasil desponta como um dos maiores mercados consumidores de automóveis de luxo do mundo. Neste cenário, a Audi anuncia aumento de 63% nas vendas, em comparação com 2009. Confira na entrevista com Paulo Kakinoff, presidente da Audi no Brasil.
Líderes – O mercado de autos de luxo está mais que aquecido no Brasil. Por quê?
Paulo Kakinoff – O aquecimento se deve à combinação dos fatores: incremento no número de consumidores com poder aquisitivo para compra de automóveis premium, valorização do real e aumento do portfólio de produtos das marcas que atuam no segmento. No acumulado até setembro deste ano, tivemos um aumento de 63% nas vendas em comparação com o ano passado.
Líderes – Qual é a importância da Audi Brasil para a matriz?
PK – Atualmente, o crescimento das vendas da Audi no Brasil é o maior dentre todos os mercados em que a marca está presente. Em termos percentuais, superamos até a China, que cresceu 62% no mesmo período. Esta performance resultou na priorização de nosso mercado pela matriz. Hoje, lançamos os modelos de forma praticamente simultânea à Europa. Antes, a defasagem era de mais ou menos um ano.
Líderes – Qual é a expectativa da Audi com o lançamento do A8?
PK – O A8 é o principal ícone de nossa marca, pois materializa os pilares que fundamentam o posicionamento da Audi no mercado: sofisticação, esportividade e vanguarda tecnológica. As pesquisas prévias que fizemos entre os clientes chancelam a expectativa que temos de estabelecer uma nova referência para o segmento.
Aprovado
EXPORTADO – O cineasta Steven Spielberg quer comprar os direitos de distribuição do filme Tropa de elite 2 para exibição nos Estados Unidos. Visto por mais de quatro milhões de pessoas, o clássico do diretor José Padilha já é o filme brasileiro mais assistido do ano.
Reprovado
PENDURADO - A inadimplência do consumidor brasileiro registrou a quinta alta consecutiva em setembro, de acordo com a Serasa Experian. Mas, segundo especialistas, a taxa deve se estabilizar, pelo menos até o início do próximo ano. Melhor para a economia.
Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira