O ex-ministro da Fazenda dos governos Lula e Dilma Rousseff Guido Mantega pediu para deixar a equipe de transição do novo governo nesta quinta-feira (17). As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.  

Mantega havia sido anunciado na semana passada como membro voluntário do grupo técnico responsável pelo planejamento, orçamento e gestão na equipe de transição. Ele está impedido pelo Tribunal de Contas da União de exercer qualquer função de confiança na administração pública ou comissão devido a sua punição por conta da participação nas chamadas pedaladas fiscais, que causou a queda da ex-presidente Dilma Rousseff.  

+Dólar sobe por preocupações com PEC da Transição, mas fecha bem abaixo de pico do pregão

Em uma carta enviada ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que está no comando da equipe de transição, Mantega explicou que a sua saída tem a ver com a tentativa de adversários de causarem tumultos e dificuldades do novo governo devido à sua presença. Sua participação no grupo era vista com desconfiança pelo mercado financeiro mesmo após ele reforçar que não seria ministro do novo governo.